Diretor, roteirista, compositor e ator, Pedro Almodóvar é o diretor espanhol mais famoso desde Luis Buñuel e Carlos Saura. Ele nasceu em Calzada de Calatrava, La Mancha, Espanha em 1951. Sua família emigrou para Extremadura quando ele tinha apenas oito anos e lá estudou com os Salesianos e os Franciscanos. Durante esse tempo, em Caceres, ele começou a ir ao cinema compulsivamente.
Aos 16 anos mudou-se para Madri, sozinho, sem sua família e sem dinheiro, mas com um projeto bem concreto: estudar e fazer filmes. Foi impossível entrar na escola oficial de cinema, já que Franco a tinha fechado recentemente. Como não podia aprender na teoria, decidiu aprender na prática. Era o final dos anos sessenta, e apesar da ditadura, Madri para um adolescente provinciano era a capital da cultura e da liberdade.
Ele fez diversos quebra-galhos, mas não pôde comprar sua primeira Super-8 até conseguir um emprego "sério" na Companhia Telefônica Nacional . Lá trabalhou por doze anos como assitente admnistrativo. De fato foi durante esses anos que ele teve sua verdadeira educação. Durante as manhãs ele tinha contato com um classe social em que ele não teria conhecido diante de outras circunstâncias: a classe média espanhola do início da era do consumismo. Seus dramas e misérias. Uma mina de ouro para um futuro contador de estórias;
Durante as tardes e noites, ele escreveu, amou, se juntou ao grupo de teatro independente "Los Gollardos", e fez filmes em Super-8. Ele escreveu para várias revistas alternativas. Ele escreveu pequenas estórias, algumas das quais foram publicadas. Ele foi membro do grupo de punk-rock "Almodovar e McNamara". Ele teve sorte que a estréia de seu primeiro filme coincidiu com o nascimento da democracia na Espanha.
Após um ano e meio de difícies filmagens em 16mm, ele estreou, em 1980, seu primeiro longa, Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón (1980). Desde então filmar se tornou sua segunda paixão. Ele escreve, dirige e vive o suficiente pelo menos para ser capaz de inventar estórias que são vivas. Seus filmes são exibidos em todo o mundo.
Os filmes subsequentes de Almodóvar incluem Labirinto de Paixões (1982), Matador (1986), Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, tornando Almodóvar o primeiro diretor espanhol a conquistar uma indicação. Seguindo sua carreira com Ata-me! (1990), Carne Trêmula (1997) e o grande sucesso mundial "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999), que venceu o Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e lhe rendeu vários prêmios e indicações em todo mundo, consagrando Almodóvar na carreira comercial.
Recentemente, Almodóvar lançou mais uma obra aclamada, o drama Mães Paralelas protagonizado por Penelópe Cruz. O longa marca a sétima parceria entre o diretor e Cruz e rendeu a atriz sua quarta indicação ao Oscar.