Brian Tyree Henry é um ator estadunidense mais conhecido pela série Atlanta (2016), além de performances aclamadas no teatro e no cinema. Por seu trabalho mais recente, o filme Causaway (2022), foi indicado ao Oscar 2023 na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Nasceu na cidade de Fayetteville, na Carolina do Norte. Começou o ensino superior no curso de Negócios na Morehouse College, mas mudou seus estudos para o campo das artes, concluindo o mestrado na Yale School of Drama.
Nos anos iniciais de sua carreira e fez parte de diversas peças e musicais, estreando no famoso espetáculo Romeu e Julieta do Shakespeare in the Park, em 2007. Mais tarde, em 2011, fez sucesso na Broadway no elenco original de The Book of Mormon. Anos depois, em 2018, conquistou seu primeiro Tony Award pela peça Lobby Hero.
Já na televisão, seus primeiros trabalhos foram participações pequenas em seriados como Law & Order e The Good Wife. O sucesso veio em 2016 com o personagem Alfred Miles, na série Atlanta, de Donald Glover. Por interpretar o rapper Paper Boi, Brian ganhou uma indicação e uma vitória de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia no Emmy Awards, além de um troféu do SAG Awards.
Despontou no cinema ao lado de Viola Davis e Denzel Washington no drama Se a Rua Beale Falasse (2018), pelo qual foi indicado a diversos prêmios. A partir de então integrou o elenco de diversos longa-metragens, como as produções do universo cinematográfico da Marvel Homem Aranha no Aranhaverso (2019), como o pai de Miles Morales, e Eternos (2021), dirigido por Chloé Zhao, interpretando Phastos.
No último ano, foi Lemon, um dos protagonistas do filme de ação Trem-Bala (2022), estrelado por Brad Pitt e Aaron Taylor-Johnson. Também fez parte do drama psicológico Causaway, que rendeu sua primeira indicação ao Oscar, como Melhor Ator Coadjuvante.
Entre os futuros projetos de Brian Tyree Henry estão as sequências de Homem Aranha no Aranhaverso e de Godzilla vs. King Kong, previstas, respectivamente, para 2023 e 2024.