Zendaya começou sua carreira como modelo infantil. Não demorou para que ela também se apaixonasse pelo palco, encenando peças de Shakespeare. Incentivada por sua mãe, a diretora teatral Claire Stoermer, Zendaya participou de diversas montagens enquanto frequentava a Oakland School for the Arts (OSA), na Califórnia.
Zendaya, que tem origem zimbabuense pela parte de pai e germano-escocesa pela parte de mãe, fez sua estreia na TV com a sitcom "No Ritmo" ("Shake It Up", 2010), do Disney Channel. Ela interpretou a personagem Rocky Blue e mostrou toda a sua versatilidade como atriz e dançarina. Esse papel permitiu que ganhasse notoriedade, colocando-a entre as estrelas adolescentes mais bem pagas da Disney (US$ 60.000 por episódio).
Cada vez mais em ascensão, Zendaya protagonizou seu primeiro filme para a telinha em 2012. "Aminimigos" ("Frenemies") conta a história de duas amigas que se tornam rivais ao disputarem uma vaga de emprego. No ano seguinte, a artista lançou seu primeiro álbum, intitulado "Zendaya". Em 2015, ela continuou trabalhando para o Disney Channel na série "Agente K.C." ("K.C. Undercover"). Ela deu vida à K.C. Cooper, uma aluna brilhante e faixa preta em karatê que é recrutada por seus pais como espiã de uma agência governamental secreta.
Dois anos depois, a trajetória de Zendaya tomou um novo rumo: a convite de Jon Watts, ela encarnou Mary Jane em "Homem-Aranha: De Volta ao Lar" ("Spider-Man: Homecoming"). Em 2019, a atriz reprisou o papel em "Homem-Aranha: Longe de Casa" ("Spider-Man: Far From Home"), ao lado de Tom Holland. Nesse meio-tempo, ela conseguiu reafirmar seu talento para o canto e a dança em "O Rei do Show" ("The Greatest Showman"), musical com Hugh Jackman, Michelle Williams e Zac Efron.
Zendaya foi, então, escalada como protagonista de "Euphoria", série dramática da HBO. Ela interpretou Rue Bennett, uma americana de 17 anos que acaba de sair da reabilitação e busca um sentido para sua existência. Sua atuação em "Euphoria" lhe rendeu o Emmy de melhor atriz de drama, bem como o título de mais jovem vencedora da categoria. Sua segunda temporada tabém foi marcante, fazendo com que a atriz ganhasse mais um prêmio no ano de 2022, fazendo-a ser a primeira mulher negra que ganhou dois Emmys e a mais nova atriz a ganhar duas vezes.
Em 2020, Zendaya pode ainda ser vista em "Duna" ("Dune"), longa-metragem dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Timothée Chalamet.