Michael Lerner foi um ator americano, conhecido por seus papéis em Barton Fink e Angústia.
Lerner nasceu no Brooklyn, cidade de Nova York, local onde iniciou seus estudos em artes cênicas no Brooklyn College na década de 1960. Já sua formação superior se iniciou na instituição de ensino de Berkeley, na Universidade da Califórnia. Logo depois, mudou-se para a Inglaterra ao conseguir uma bolsa de estudos na LAMDA (London Academy of Music and Dramatic Art). Após a conclusão de seus cursos, retornou aos Estados Unidos para estudar e aprimorar suas técnicas para o teatro no American Conservatory Theatre em São Francisco.
O ator iniciou sua carreira participando com pequenos papéis de programas televisivos como “The Doris Day Show”, “The Bob Newhart Show” e “M*A*S*H”, ainda em 1960. Na década seguinte, estreou pela primeira vez no cinema no filme "Um Doido Genial" do diretor Paul Mazursky. Logo em seguida, embarcou em diversos papéis secundários em Hollywood como "O Destino Bate à sua Porta", "O Candidato", "Fora De Jogada" e "Os Donos da Noite", ao lado de atores como Eddie Murphy.
Na década de 90, recebeu notoriedade ao ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo seu papel como Jack Lipnick em "Barton Fink: Delírios de Hollywood", filme dos irmãos Coen. Nos anos seguintes, realizou papéis para a televisão americana em séries como "Hill Street Blues", "Lei e Ordem" e "Entourage: Fama e Amizade".
Nos anos 2000, estreou no elenco do filme de comédia "Um Doente em Nova Iorque" com o ator Will Ferrell. Além de participar do elenco de "X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido", da Marvel Studios.
Seus últimos trabalhos aconteceram na série teen "Glee" e no filme "O Monstro do Monstro de Frankenstein", com o ator David Harbour.