Vindo de uma família judaica de classe média, Steven Spielberg ganhou sua primeira câmera com apenas 12 anos de idade. Aos 19, iniciou o curso de Cinema na Universidade da Califórnia, e aos 22 anos filmou Amblin, curta que possibilitou sua entrada na Universal Studios, onde passou a realizar vários filmes para a TV americana. O mais importante deles foi Encurralado, que se tornou um grande sucesso de crítica.
Já trabalhando no cinema, Spielberg alcançou o sucesso com Tubarão e Contatos Imediatos do Terceiro Grau, em que inovava ao utilizar diversos efeitos especiais inovadores para a época, seguindo carreira com diversos sucessos de bilheteria, como E.T., O Extraterrestre, a trilogia Indiana Jones e Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros.
A partir de então, o drama passa a ser o gênero que o leva ao reconhecimento definitivo da crítica, ao retratar a 2ª Guerra Mundial em A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan, ambos lhe rendendo estatuetas do Oscar. Seu trabalho no cinema vai além da direção, já tendo conquistado prêmios como produtor executivo e roteirista. Spielberg é hoje o mais influente diretor do cinema mundial e está atualmente entre as 3 maiores fortunas de Hollywood.
É casado atualmente com a atriz Kate Capshaw e tem seis filhos, um deles com sua ex-esposa, a também atriz Amy Irving. Seu divórcio de Irving é o terceiro mais caro da história do mundo do entretenimento, perdendo para o de Michael Jordan e o do cantor Neil Diamond.
Spielberg é um dos donos da DreamWorks SKG, um dos principais estúdios de Hollywood. Frequentemente utiliza a música de John Williams em seus filmes e é dono do trenó Rosebud original, do filme Cidadão Kane.
Sempre envolvido com política e direitos humanos, o diretor realizou obras que abordam temas como racismo (A Cor Púrpura e Amistad) e terrorismo (Munique), e ainda tratou da Guerra Civil norte-americana em Lincoln.