Jayme Monjardim Matarazzo é um diretor brasileiro, filho do magnata André Matarazzo e da cantora Maysa. Jayme é mais conhecido por trabalhar na televisão com novelas, séries e programas. Entre suas principais produções estão Pantanal, Terra Nostra, O Clone, A Casa das Sete Mulheres, América, Páginas da Vida e Viver a Vida.
Quando mais novo, Jayme estudou cinema na Itália, integrando a equipe de Michelangelo Antonioni. A princípio, Monjardim trabalhou dirigindo curtas, documentários e como assistente de produção, até que no início da década de 80 comandou um especial sobre a mãe na Rede Bandeirantes e a série infantil Braço de Ferro.
Pouco depois, mudou-se para a Globo, sendo co-diretor de novelas populares como Roque Santeiro e Sinhá Moça. Sua primeira direção gerou foi Direito de Amar, escrita por Walter Negrão em 1987. Em 1989, dirigiu a versão da Rede Manchete de Pantanal, um grande sucesso de público e, entre a década de 90 e os anos 2000, dirigiu uma sequência de novelas e séries icônicas da TV Globo.
Em 2009, para a TV Globo, Monjardim dirigiu outro projeto sobre a mãe, a minissérie escrita por Manoel Carlos intitulada Maysa: Quando Fala o Coração. Além disso, no mesmo período, dirigiu até 2012 os programas humorísticos de Renato Aragão, A Turma do Didi e Aventuras do Didi.