James Caan foi um ator americano, mais conhecido por seu papel Sonny Corleone no clássico O Poderoso Chefão, dirigido por Francis Coppola. Em vida, Caan recebeu diversos prêmios, incluindo quatro indicações ao Golden Globes, uma ao Emmy e uma ao Oscar. Além disso, em 1978 Caan ganhou uma estrela na calçada da fama de Hollywood.
Caan nasceu no Bronx, em Nova York e cresceu no Queens. O ator estudou na Universidade de Michigan e se transferiu para a Hempstead, sem colar grau, mas entre seus colegas de turma estavam Coppola e a atriz Lainie Kazan. Durante este tempo, Caan se interessou pela atuação e foi aceito na escola de teatro Neighborhood Playhouse, onde estudou por cinco anos.
Seus primeiros trabalhos foram em El Dorado, Countdown e Caminhos Mal Traçados, até participar de O Poderoso Chefão com o personagem que se tornaria sua assinatura. Por sua interpretação de Sonny Corleone, Caan foi indicado ao Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante.
Entre outros papéis importantes, na década de 70 é possível citar os filmes Licença Para Amar até a Meia Noite, Rollerball - Os Gladiadores do Futuro, Uma Ponte Longe Demais e Raízes da Ambição.
Durante as próximas décadas, Caan começou a participar de projetos de forma mais esporadicamente. Seus trabalhos notáveis depois deste período foram: Jardins de Pedra, Louca Obsessão, Pura Adrenalina, Caminho Sem Volta, Dogville e Um Duende em Nova York.