Hong Chau é uma atriz tailandesa mais conhecida pelas séries Watchman (2019) e Homecoming (2018). Mais recentemente, vêm recebido destaque pelos filmes The Menu (2022) e The Whale (2022). Pelo último, foi indicada Oscar 2023, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
Filha de pais vietnamitas, nasceu em um acampamento de refugiados na Tailândia. Sua família fugira da guerra no país, em 1979, e imigrou para Nova Orleans, nos Estados Unidos, onde Chau foi criada. Sua primeira língua é vietnamita e aprendeu a falar inglês na escola.
No ensino superior, conseguiu uma bolsa para a Universidade de Boston, onde se formou no curso de Cinema. Na faculdade e logo após a graduação, começou a participar de aulas de teatro e grupos de improviso visando a superar a timidez. Em uma dessas experiências, conheceu um diretor de seriados de comédia que a incentivou a buscar oportunidades como atriz em Los Angeles.
Começou a carreira artística em 2006 e fez participações em séries como How I Met Your Mother e NCIS. Ela conseguiu seu primeiro papel proeminente quatro anos depois, na série Trenches (2010) e, logo depois, foi reconhecida por seu trabalho no drama televisivo Trenches (2011). Na televisão, também integrou o elenco da primeira temporada da estrelada série da HBO Big Little Lies (2017) e esteve na mini-série do universo DC Watchmen (2019).
Já no cinema, estreou no longa de Paul Thomas-Anderson, Inherent Vice (2014), mas o sucesso nas telas com a comédia dramática Pequena Grande Vida (2017), na qual dividiu cena com Matt Damon. A partir de então, protagonizou produções importantes, como Driveways e American Woman, ambas em 2019.
No último ano, Hong Chau integrou o elenco de dois dos longas mais populares entre o público e a crítica na temporada de premiações de 2023. Sua interpretação da maitre Elsa de The Menu gerou muitos elogios e sua perfomance em The Whale, ao lado de Brendan Fraser e Sadie Sink garantiu a indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, sua primeira indicação à estatueta.