- Começou sua carreira artística no teatro em 1972, aos 14 anos, logo após assistir a uma montagem de "A Moreninha" com Marília Pêra no Teatro Anchieta (SP). Sua 1 ª peça foi "Dom Chicote Mula Manca e Seu Fiel Companheiro Zé Chupança" substituindo a atriz Débora Duarte. Sua maior referência como atriz era Regina Duarte.
- Matricula-se no curso de Arte Dramática de Eugênio Kusnet.
- Muda-se para o Rio de Janeiro em 1974 onde se apresenta na peça "Godspell" e no ano seguinte em "Rock Horror Show"; adaptações de musicais americanos.
- Em 1975 é reprovada no teste para trabalhar na TV Globo, por Walter Avancini, retornando no ano seguinte, já consagrada na peça "Transe no Dezoito", para fazer o papel principal em "Escrava Isaura", sua estréia em novelas, até hoje a telenovela mais vista em todo mundo, já que foi exibida em mais de 120 países. A novela mudou hábitos de vários países como na Rússia que chegou a incorporar em seu vocabulário a palavra fazenda. Também é a novela mais reprisada no Brasil com cinco exibições. Ganhou o Troféu Imprensa 1976 de atriz revelação.
- Lucélia protagonizou muitas novelas que hoje são clássicos da teledramaturgia brasileira como: Locomotivas (1977), Feijão Maravilha (1979), Água Viva (1980) Ciranda de Pedra (1981), Guerra dos Sexos (1983), Vereda Tropical (1984) e Sinhá Moça (1986, a segunda novela mais vendida para o exterior pela TV Globo, exibida em 90 países).
- No cinema virou musa e amiga do escritor Nelson Rodrigues, que a considerava perfeita para seus personagens com carinha de anjo e mentes devassas, chegou a fazer três filmes consecutivos (Álbum de Família, Bonitinha, Mas Ordinária e Engraçadinha) e a minissérie "Meu Destino é Pecar" para a TV Globo em 1984, todos baseados na obra de Nelson. Ganhou o Kikito de Melhor Atriz em 1982 no Festival de Cinema de Gramado por sua perfeita atuação como Luz Del Fuego.
- Nos Filmes Um Brasileiro Chamado Rosaflor e Já Não Se Faz Amor Como Antigamente, Lucélia fez pontas e não tinha nome de personagem.
- Bonitinha, Mas Ordinária superou o recorde de público, até então com A Dama do Lotação, e considerado imbatível. A mídia da época assinalava que Vera Fischer e Lucélia batiam Sônia Braga por 2 x 1.
- Lucélia Santos fez papel triplo em Fonte da Saudade e o filme ganhou os prêmios de Melhor Diretor (Marco Altberg) em 1986 no FestRio e Melhor Música (Tom Jobim) no Festival de Gramado de 1987.
- Em 1985 ganhou na China o mais importante prêmio de sua carreira: o "Troféu Águia de Ouro" como Atriz do Ano; concedido pela primeira vez a uma atriz ocidental por sua atuação em "Escrava Isaura". Eleita através de uma revista chinesa com mais de 800 milhões de votos da população.
- Casa-se com o maestro John Neschiling com quem tem seu único filho, Pedro Henrique.
- O Ponto de Mutação - China Hoje (1996) é uma série de 5 documentários para TV sobre este imenso país ainda pouco conhecido no Ocidente, além do Tibet, Hong Kong, e Macau.
- Timor Lorosae- O Massacre Que o Mundo Não Viu marca sua estréia como diretora de cinema e confirma sua posição de apresentar assuntos pouco abordados, divulgando uma causa que vem defendendo há anos.
*colaborou nessa ficha Aladim Miguel (Arquivo Lucélia Santos).