Maya Rudolph é uma comediante, atriz e cantora americana, que ganhou notoriedade depois de entrar para o elenco do programa Saturday Night Live em 2000. Filha da cantora Minnie Riperton e do compositor Richard Rudolph, sua participação no SNL a levou para o cinema, participando de filmes como Como Se Fosse a Primeira Vez, A Última Noite e Idiocracia.
Rudolph cresceu na Califórnia e sua mãe faleceu de câncer de mama quando ela tinha apenas 7 anos de idade. Maya estudou na Crossroads School em Santa Mônica e foi colega de turma de Gwyneth Paltrow e Jack Black. Depois do ensino médio, cursou artes na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e se formou em 1995.
Casada com o diretor Paul Thomas Anderson desde 2001, Maya Rudolph deixou o SNL em 2007 e começou a trabalhar com mais frequência no cinema. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão Gente Grande, Missão Madrinha de Casamento, Gente Grande 2, Vício Inerente e Alma da Festa.
Além disso, Maya é conhecida também por seu trabalho com dublagem, tendo dado voz para animações populares como Shrek Terceiro, Operação Big Hero, Angry Birds, A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas e Luca.
Apesar de não fazer mais parte do elenco regular do SNL, Rudolph faz participações esporádicas parodiando a vice-presidente americana Kamala Harris, papel pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz convidada no Emmy. Maya também recebeu prêmios por sua dublagem na animação Big Mouth (Netflix, 2017-presente) e foi indicada três vezes por sua participação em The Good Place (NBC, 2018-2020).