Nenhum lutador fez tão bem - e de forma tão definitiva - a transição para a sétima arte quanto The Rock. O destaque nas telonas foi tanto que ele teve que procurar por um nome mais condisente com a carreira de ator, passando a responder por Dwayne Johnson.
Após uma série de participações em filmes de ação desconhecidos nos anos 90, Johnson teve seu primeiro trabalho de destaque em O Retorno da Múmia (2001). O sucesso foi tanto que rendeu ao lutador um longa só para o seu personagem, surgindo assim O Escorpião Rei (2002).
À época, ele ainda podia ser considerado um "lutador que também atua", mas com o passar do tempo o cenário foi mudando. Nos anos seguintes, participou de Bem-Vindo à Selva, Com as Próprias Mãos e Doom - A Porta do Inferno. Embora ainda interprete um "brutamontes", Johnson demonstrou talento como ator na comédia Be Cool - O Outro Nome do Jogo.
O destaque acabou colocando-o na vida de outras produções humorísticas, como Treinando o Papai, Agente 86 e O Fada do Dente. Em 2011 e 2012, integra o elenco de três franquias de sucesso: Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio, Viagem 2 - A Ilha Misteriosa e G.I. Joe - Retaliação.