Bacharel em medicina, filosofia e artes, o diretor alemão Wim Wenders sempre foi conhecido pela mistura de abordagens, transitando entre ficções, documentários e séries de televisão, marcadas frequentemente pelo realismo fantástico. Ele tornou-se conhecido por seu segundo longa-metragem, O Medo do Goleiro Diante do Pênalti (1972), conquistando diversas indicações a importantes premiações internacionais. O drama realista Alice nas Cidades (1974) e o suspense O Amigo Americano (1977), com Dennis Hopper no papel de Tom Ripley, contribuíram para seu reconhecimento internacional.
Francis Ford Coppola convida-o a filmar nos Estados Unidos, e depois do grande fracasso de Hammett (1982), ele obtém sucesso de crítica com Paris, Texas (1984), sua segunda produção americana, que ganha a Palma de Ouro no festival de Cannes. De volta à Alemanha, ele dirige Asas do Desejo (1987), grande sucesso de bilheteria e um dos principais filmes de sua carreira.
A partir deste momento, o diretor arrisca-se em produções ambiciosas, alternando grandes sucessos com fracassos retumbantes. Com 4h40 de duração, Até o Fim do Mundo (1991) é ignorado pelo público, enquanto Tão Longe, Tão Perto (1993) conquista o Grande Prêmio do festival de Cannes; o documentário Buena Vista Social Club (1999) tem boa recepção de público, mas as ficções Estrela Solitária (2005) e Palermo Shooting (2008) recebem críticas catastróficas.
Fiel à experimentação, ele dirige o documentário em 3D Pina (2011), sobre a coreógrafa e dançarina Pina Bausch, e decide investir na ficção em 3D com o drama Everything Will Be Fine (2012).