Paul Thomas Anderson é um diretor, produtor e roteirista americano, nascido em Los Angeles, California. Interessado em cinema desde muito novo, ele trabalhou inicialmente como assistente de produção em diversos filmes, séries de televisão e videoclipes, o que fez com que perdesse interesse nos estudos por já estar inserido na área. Isso fez com que ele criasse o curta-metragem Cigarettes and Coffee, produção que recebeu aclamação no festival de Sundance, conseguindo assim financiar seu primeiro filme, Jogada de Risco (Hard Eight), de 1996. Ele conseguiu aclamação crítica e reconhecimento depois de produções de sucesso como Boogie Nights - Prazer Sem Limites, de 1997, Magnólia de 1998 e Embriagado de Amor (Punch-Drunk Love) de 2002.
Ele é conhecido por criar filmes de drama psicológico que apresentam personagens cheios de falhas, explorando temas como famílias disfuncionais, alienação, solidão e redenção. Seu estilo visual é ousado, usando câmera em movimento e tomadas mais longas. Seu quinto filme, Sangue Negro (There Will Be Blood), de 2005, é reconhecido pela crítica como um dos melhores filmes dos anos 2000. Anderson também é frequentemente citado como um dos grandes diretores de sua geração.
Ele regularmente trabalha com nomes como Philip Baker Hall, Philip Seymour Hoffman, Julianne Moore, Melora Walters, John C. Reilly, Joaquin Phoenix e Daniel Day-Lewis. Outros recorrentes colaboradores são o diretor de fotografia Robert Elswit, o figurinista Mark Bridges, e os compositores Jon Brion e Jonny Greenwood. Além disso, ele também dirigiu videoclipes e produções de diversos artistas musicais como Fiona Apple (com quem se relacionou de 1997 à 2000), Radiohead, Haim, Joanna Newsom, Aimee Mann, Jon Brion e Michael Penn.
Durante a primeira metade dos anos 2010, Anderson lançou O Mestre (The Master) em 2012, e Inherent Vice, em 2014. Em 2017, dirigiu e roteirizou o filme de drama histórico Trama Fantasma (Phantom Thread), que garantiu 6 indicações ao Oscar, seu filme com mais indicações depois de Sangue Negro. Após dirigir um documentário e uma série de videoclipes para a banda de pop rock Haim, Paul Thomas Anderson começou a trabalhar em Licorice Pizza, de 2021, uma comédia dramática sobre amadurecimento estrelando um dos membros do grupo, Alana Haim.