Mais conhecido como Pelé, Edson Arantes do Nascimento foi um futebolista brasileiro amplamente considerado como um dos maiores atletas de todos os tempos. Entre os diversos feitos de sua carreira no esporte, em 2000 Pelé foi eleito o Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol e foi um dos vencedores do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA.
Além disso, na mesma época, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional e, segundo dados da IFFHS, é o 2º maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, tendo marcado 765 gols em 812 partidas. Incluindo amistosos não oficiais, Pelé soma um total de 1283 gols em 1363 jogos sendo um recorde mundial do Guinness. Foi durante um período o atleta mais bem pago do mundo.
Além de figura histórica para o Brasil e esporte mundial, Pelé possui uma série de obras cinematográficas a seu respeito, bem como participações em diversos longas. Seu primeiro trabalho como ator em um papel dramático foi em A Marcha, de 1972. Antes disso, Pelé atuou em O Barão Otelo no Barato dos Bilhões.
Entre as décadas de 1970 e 1980, Pelé também esteve nos filmes Os Trombadinhas, ao lado de Paulo Villaça e Paulo Goulart, e Fuga para a Vitória, onde fez parte de um supertime para derrotar a equipe de futebol alemã de Hitler nos campos. Entre outras obras com sua presença estão Os Trapalhões e o Rei do Futebol, Pedro Mico e Solidão.