Sam Raimi é diretor, produtor e ator estadounidense, mais conhecido pelos filmes de Homem-Aranha (2002), com Tobey Maguire e Uma Noite Alucinante.
Raimi nasceu de uma família judaíca, sua mãe e pai são descendentes de russos e judeus que migraram para os EUA. Seus irmãos, Ted e Ivan Raimi também trabalham na área de filmes - ator e roteirista. Ele também tem uma irmã, Andrea Raimi Rubin. Raimi teve um irmão que faleceu aos 15 anos de idade após um afogamento acidental. Por conta do evento, Raimi falou em uma entrevista que sente que tem que manter a família unida, e ganhar dinheiro para sustentá-la.
Antes de ser diretor, Raimi estudou Inglês na Universidade do Estado de Michigan, mas saiu após três semestres para gravar Uma Noite Alucinante.
Raimi já se sentia conectado com o mundo do cinema desde a infância, quando usava uma Super 8 para gravar vídeos caseiros. Foi só então na faculdade que conseguiu, a partir de uma vaquinha, dinheiro o suficiente para gravar um filme - Uma Noite Alucinante.
O filme foi um estouro e desencadeou a carreira do diretor novato.
Ele começou a trabalhar em Crimewave (1985), que ele co-escreveu com desconhecidos irmãos Coen. O filme não teve sucesso, em parte devido à intervenção indesejada do estúdio. Raimi então retornou ao gênero de terror com Uma Noite Alucinante 2. Um fã de quadrinhos de longa data, ele então tentou adaptar "The Shadow" em um filme, mas não conseguiu garantir os direitos, então ele criou seu próprio super-herói, Darkman (1990). O filme foi seu primeiro grande filme de estúdio e foi bem sucedido comercialmente, gerando duas sequências. Através dele, ele ainda conseguiu financiamento para Uma Noite Alucinante 3.
Na década de 1990, Raimi mudou-se para outros gêneros, dirigindo filmes como o western Rápida e Mortal, o thriller de crime aclamado pela crítica Um Plano Simples (1998), e o drama romântico Por Amor (1999).
Raimi alcançou grande sucesso crítico e comercial com o blockbuster Homem-Aranha (2002), que foi adaptado da série de quadrinhos de mesmo nome. O filme arrecadou mais de US$ 800 milhões em todo o mundo, gerando duas sequências: Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3, ambos dirigidos por Raimi e cada um arrecadando aproximadamente US$ 800 milhões. Após a conclusão do terceiro filme do Homem-Aranha, ele planejava produzir mais duas sequências, mas não conseguiu encontrar um roteiro satisfatório.
Posteriormente, Raimi dedicou-se exclusivamente à produção. O diretor está notavelmente por trás das séries de TV Legend of the Seeker: The Sword of Truth, Spartacus: The Blood of Gladiators e Spartacus: The Gods of the Arena. No cinema, o horror continua sendo seu campo favorito; assim, o cineasta apoiou Scott Charles Stewart em 2011.
Não foi até 2013 que o diretor voltou para trás das câmeras dirigindo Oz, Mágico e Poderoso, adaptação do romance de L. Frank Baum e prequela do Mágico de Oz lançado em 1939. Sam encontrou para a ocasião James Franco a quem ele havia dirigido na trilogia do Homem-Aranha. No mesmo ano, ele escreveu e produziu um remake muito sangrento de seu filme cult Uma Noite Alucinante, mas deixou a produção para Fede Alvarez.
Muito ativo no campo da produção, como evidenciado, por exemplo, pelo seu trabalho na série Ash vs Evil Dead, bem como nos filmes de terror Poltergeist, Don't Breathe, Crawl, The Grudge e A Capela do Diabo, Sam Raimi volta à direção e ao universo super-herói em 2022, com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.