- Capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, aos 9 anos já chamava a atenção na rádio local imitando o cantor Bob Nelson. Aos 12 mudou-se para Niterói com a família, onde começou a fazer amizades com outros rapazes que gostavam de música, especialmente o rock'n'roll que vinha dos Estados Unidos. Em 1957 formou com alguns amigos, inclusive Tim Maia, o conjunto "Os Sputniks".
- No ano seguinte já era integrante do "The Snakes", junto com Erasmo Carlos. Com esse grupo chegou a participar do programa Clube do Rock, de Carlos Imperial, na TV Continental. Gravou alguns compactos no final da década de 50 e, em 1961, lançou o primeiro LP, "Louco por Você". A partir daí passou a investir, com apoio da gravadora CBS, no insipiente mercado de música jovem. Para isso juntou-se ao amigo Erasmo e passou a fazer versões e compor músicas como "Splish Splash", "O Calhambeque", "É Proibido Fumar" e outras que visavam ao filão juventude transviada, criando o primeiro movimento de rock feito no Brasil.
- Em 1965 estreou, ao lado de Erasmo e Wanderléa, o programa "Jovem Guarda", na TV Record, que daria nome ao movimento. O desafio do programa era manter a elevada audiência das tardes de domingo, até então garantida pela transmissão dos jogos de futebol e agora ameaçada, já que as transmissões haviam sido proibidas. O programa não só manteve a audiência, como conseguiu aumentá-la. Roberto Carlos foi um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira.
- Estrelou filmes, inspirados no modelo lançado pelos Beatles nos anos 60. O primeiro longa, "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", foi lançado em 1967, seguido por "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300km por Hora".
- "SSS Contra a Jovem Guarda" teve a sua produção iniciada em 1966. As primeiras cenas foram feitas no programa Jovem Guarda. Hoje quem detém cenas dos trechos desse filme é a Cinemateca Nacional. As informações que existem são que as cenas não têm o áudio e que devem ter um tempo máximo de uns 10 minutos. Inclusive a Rede Globo já exibiu alguns trechos desse filme, que não chegou a ser concluído.
- Elis Regina aparece cantando ao lado do Roberto Carlos nas cenas iniciais desse filme, no programa "Jovem Guarda". Erasmo Carlos entregou há alguns anos a Jô Soares uma cópia do roteiro, guardado em sua casa por mais de 30 anos. Nele Roberto Carlos, após à apresentação de mais um programa, seria raptado. Desentendimentos entre os produtores e a equipe de Roberto Carlos fizeram com que o projeto fosse arquivado. O diretor do filme era Sérgio Person. Contudo, no ano seguinte Roberto Farias resolveu fazer um outro filme, "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", utilizando a mesma idéia.
- Nos anos 70, com o esmorecimento do movimento da Jovem Guarda, muda de estilo e torna-se um cantor e compositor basicamente romântico. Foi a partir daí que seu público-alvo deixou de ser o jovem e passou a ser o público adulto. Nessa linha, seus grandes sucessos são "Detalhes", "Emoções", "Café da Manhã", "Força Estranha", "Guerra dos Meninos", "Fera Ferida", "Caminhoneiro" e, "Verde e Amarelo".
- "Saravá, Brasil dos Mil Espíritos" é um documentário sobre espiritismo, candomblé e umbanda. Com o jornalista Attila Nunes Filho, Pelé e Roberto Carlos entre outros.