Michael Imperioli é um ator e roteirista estudunidense conhecido pelo seu premiado papel em Família Soprano. Desde o ensino média já se interessava por atuação, mas não se imaginava trabalhando com isso. Embora tenha planejado fazer medicina na Universidade de Colombia, ele acabou desistindo para estudar teatro no Instituto Lee Strasberg.
Um de seus primeiros papéis no cinema aconteceu no clássico Bons Companheiros de Martin Scorsese. Também fez outros trabalhos pequenos em vários filmes durante a década de 1990 como Febre da Selva e Malcolm X do diretor Spike Lee.
Sua parceria com Lee continuou atrás das câmeras quando os dois co-escreveram o roteiro do drama crminal O Verão de Sam. Além de roteirizar Imperioli também teve uma participação especial durante o filme. O filme recebeu críticas positivas, mas fracassou na bilheteria.
Seu grande destaque veio ao ser escolhido para interpretar o gangster Christopher Moltisanti, braço direito de Tony Soprano, no drama da HBO. Sua atuação foi amplamente elogiada pela crítica e o conquistou inúmeras indicações ao Emmy, ganhando o prêmio em 2004.
Recentemente, ele estrelou na segunda temporada da antologia The White Lotus ao lado de Jennifer Coolidge, Aubrey Plaza e F Murray Abraham.