Kevin Costner começa a estudar marketing na Universidade da Califórnia e, ao mesmo tempo, começa a frequentar aulas de teatro. Sua estreia na tela grande é complicada. Seu primeiro filme, 'Malibu Hot Summer', filmado em 1974, não chegou aos cinemas até 1981. Mas foi só três anos depois que ele fez seu nome estrelando 'Onde você diz que está indo?, dirigido por Kevin Reynolds.
No entanto, alcançou sucesso mundial após ser escolhido por Brian de Palma para liderar o elenco de 'Os Intocáveis de Eliot Ness' (1987). Em 1990, ele foi atrás das câmeras para dirigir 'Dances with Wolves', no qual estrelou com Mary McDonnell. O filme recebe os Oscars de Melhor Filme e Melhor Diretor. Um ano depois, está novamente sob o comando de Kevin Reynolds em 'Robin Hood, Príncipe dos Ladrões'. E em 1992, ele se junta a Whitney Houston em 'The Bodyguard'. Em 1993, trabalhou sob a direção de Clint Eastwood no thriller 'A Perfect World'.
Depois de seu sucesso, ele enfrenta um momento difícil estrelando vários fracassos do cinema, como 'Entre o amor e o jogo' (1999) e 'Os reis do crime' (2001). Em 2004, voltou a dirigir com seu terceiro longa 'Open Range'.
Em 2009, ele se colocou sob as ordens do cineasta espanhol Luiso Berdejo para estrelar o thriller de terror 'La otra hija'. No ano seguinte, ele se junta a Ben Affleck e Tommy Lee Jones no drama 'The Company Men'. Em 2011, ele interpretou o pai adotivo do Superman, Jonathan Kent, em Homem de Aço, no qual voltou a reprisar em futuros filmes que envolviam o Superman.
Outros projetos que fez parte foram: Deixo-o Partir (2020), Whitney (2018), Estrelas Além do Tempo (2016) e entre outros.
Costner alcançou mais fama ao interpretar John Dutton na série Yellowstone, da Paramount.