Richard Gere é um ator e produtor norte-americano conhecido pelos filmes Gigolô Americano, Uma Linda Mulher e Sempre ao Seu Lado. Nascido na Pensilvânia, ele se destacou na escola por suas habilidades atléticas, em particular ginástica olímpica, além de participar da banda da escola tocando trompete. No final da década de 1960, ele ingressou na Universidade de Massachussets Amherst com uma bolsa como atleta de ginástica cursando filosofia. Mas acabou largando a faculdade antes de se formar.
Seu primeiro trabalho no cinema aconteceu no filme Report To The Comissioner em 1975. Mas seus primeiros papéis de destaque vieram três anos depois simultaneamente nos longas Irmãos de Sangue, onde interpreta um jovem com o sonho de ser professor, e Cinzas no Paraíso, como um trabalhador que acidentalmente mata o chefe em uma briga.
Seu grande momento, que o estabeleceria como um dos principais atores de Hollywood, aconteceu com o filme Gigolô Americano. Na trama, Gere interpreta Julian Kay, um acompanhante de luxo que acaba se envolvendo com a esposa de um poderoso politico e se torna suspeito de um crime. Gere foi amplamente elogiado por sua atuação.
Em 1982, ele atuou ao lado de Debra Winger no drama romântico A Força do Destino. Pelo filme, Rcihard Gere recebeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro como Melhor Ator em Drama. Três anos depois, recebeu a primeira indicação ao Framboesa de Ouro pelo drama bíblico Rei Davi.
Em 1990, o ator protagonizou um dos maiores sucessos de sua carreira, o romance Uma Linda Mulher, ao lado de Julia Roberts. Na trama, Roberts interpreta a prostituta Vivian Ward e Gere, o empresário Edward Lewis. Depois de ser contratada por Lewis para ser sua acompanhante por uma semana, os dois se apaixonam rapidamente.
Richard Gere também teve papéis de destaque nos filmes As Duas Faces de um Crime, Infidelidade, Chicago e Noiva em Fuga. Recentemente, ele teve o primeiro personagem fixo em uma série de TV no drama britânico FatherMortherSon como o jornalista Max Finch.