Hirokazu Kore-eda é diretor, produtor, editor e roteirista japonês, mais conhecido pelos longas Seguindo em Frente e Depois da Tempestade.
O pai de Kore-eda era um wansei. Seus avós paternos não podiam se casar sob a lei japonesa na época, pois tinham o mesmo sobrenome, então fugiram para Taiwan onde podiam, até então estava sob o domínio colonial japonês.
Desde jovem, Kore-eda passava o tempo assistindo filmes com sua mãe e por isso decidiu seguir a carreira nessa área. Depois de se formar na Escola de Letras, Artes e Ciências da Universidade Waseda em 1987, Kore-eda trabalhou em documentários.
Antes de embarcar na carreira de diretor de cinema, Kore-eda trabalhou como assistente de direção em documentários para a televisão. Ele passou a dirigir e dirigiu seu primeiro documentário de televisão, Lessons from a Calf, em 1991 e posteriomente dirigiu vários outros documentários também.
A partir de então, Kore-eda dirigiu vários longa,s muitos dos quais ganharam notoriedade em festivais. Em 1995 chegou a ganhar seu primeiro prêmio: um Golden Osella por melhor cinematografia.
Seu filme de 2013, Like Father, Like Son, estreou e foi indicado para a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 2013. Ele acabou não ganhando, mas ganhou o Prêmio do Júri, bem como uma comenda do Júri Ecumênico.
O diretor então, teve pelo menos três de seus longas que estrearam no Festival de Cannes e, apesar de serem indicados a Palma de Ouro, nenhum conseguiu ganhar o prêmio.
Em 2019, Kore-eda dirigiu A Verdade, estrelado por Catherine Deneuve, Juliette Binoche e Ethan Hawke. Foi seu primeiro filme filmado na Europa e o seu primeiro que não foi em sua língua nativa
Em 2020, foi anunciado que ele dirigirá Broker. O filme será ambientado na Coreia do Sul, com elenco e equipe predominantemente sul-coreanos..