José Dumont é um ator de televisão, cinema e teatro brasileiro. Um de seus primeiros trabalhos foi o longa Morte e Vida Severina de 1977, em que interpretou o personagem Severino. Coincidentemente, sua estreia na televisão foi em uma novela de mesmo nome no ano de 1981 pela Rede Globo.
Nascido em Bananeiras, município da Paraíba, José Dumont teve um início célebre no cinema nacional, participando de longas como Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, O Escolhido de Iemanjá, Tudo Bem, Se Segura, Malandro!, Coronel Delmiro Gouveia, Amor Bandido e República dos Assassinos.
Nos anos 1980, se destacou pelos filmes Gaijin – Os Caminhos da Liberdade e O Homem que Virou Suco, premiado por sua interpretação em ambas produções. Durante esse período, Dumont estreou na Rede Globo e participou de uma sequência de produções do canal, entre elas Lampião e Maria Bonita, Corpo a Corpo e Grande Sertão: Veredas.
Sua participação em telenovelas se estendeu ao longo das décadas e por diferentes emissoras. Entre os anos 1990 e 2000, esteve em Amazônia, Mandacaru, Terra Nostra e América, enquanto na Rede Record fez parte de Caminhos do Coração, Os Mutantes, Ribeirão do Tempo e Dona Xepa até meados dos anos 2010.