A jovem Scarlett Johansson iniciou sua carreira no cinema aos dez anos de idade com a comédia O Anjo da Guarda (1994), na qual tinha um pequeno papel ao lado de Bruce Willis e Elijah Wood. Seu primeiro papel como protagonista veio dois anos mais tarde em Manny & Lo, no qual ela interpreta uma garota órfã e rebelde. Esta atuação, premiada no Independent Spirit Award, se repetiu com mais um prêmio pelo filme O Encantador de Cavalos (1998).
Seus primeiros papéis de destaque vieram com Moça com Brinco de Pérola (2003) e Encontros e Desencontros (2003), que lançaram sua carreira internacional. Uma Canção de Amor para Bobby Long (2004) foi mais um drama premiado, garantindo sua rápida ascensão em Hollywood. Ela experimenta então comédias leves, especialmente com o diretor Woody Allen, com quem faz três filmes: Ponto Final - Match Point (2005), Scoop - O Grande Furo (2006) e Vicky Cristina Barcelona (2008). Ela também aparece nos suspenses Dália Negra e O Grande Truque, ambos de 2006.
Paralelamente, ela atua no teatro, onde recebe mais prêmios pela performance na peça A View From The Bridge (2010), e grava dois álbuns de sucesso como cantora. No cinema, ela investe no papel de Viúva Negra nos filmes Homem de Ferro 2 (2010) e Os Vingadores - The Avengers (2012).