Angelina Jolie é uma atriz, cineasta e humanitária americana, comumente citada como uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood. Ela é considerada uma das profissionais mais poderosas e influentes na indústria do entretenimento. Ela é recebedora de inúmeras indicações a prêmios, tendo ganhado um Oscar e três Globos de Ouro. Seu primeiro trabalho no cinema foi ainda criança no filme Lookin' to Get Out (1982), mas sua carreira começou de fato com o filme Cyborg 2, seguido por Hackers - Piratas de Computador (1995). Ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo seu papel em Garota Interrompida, sucesso de 1999.
Durante os anos 2000, um de seus grandes filmes foi Lara Croft: Tomb Raider, em que interpreta a heroína dos videogames. Foi durante este período que ela se estabeleceu como uma grande estrela de Hollywood, seguido por produções de sucesso como, Sr. e Sra. Smith (2005), O Preço da Coragem (2007), A Troca (2008), O Procurado (2008), Salt (2010) e The Tourist (2010). Ela foi casada com Jonny Lee Miller de 1996 a 2000, e Billy Bob Thornton, de 2000 a 2003, antes de sua notória relação com o ator Brad Pitt, com quem teve seis filhos, três deles adotados em outros países.
Seu maior sucesso comercial foi com o filme Malévola (2014), que pouco depois ganhou uma sequência, Malévola: Dona do Mal (2019). Além disso, durante a década de 2010, Angelina Jolie dirigiu e escreveu diversos dramas como os filmes Na Terra de Amor e Ódio (2011), Invencível (2014) e Primeiro, Mataram o Meu Pai (2017).
Ela é filha dos atores Jon Voight e Marcheline Bertrand, e fala abertamente sobre ter sofrido com doenças e problemas psicológicos durante a adolescência, como autolesão, transtorno alimentar, insônia e abuso de drogas. Com depressão, Jolie tentou suicídio duas vezes e teve um ataque nervoso aos 24 anos. Dois anos depois, após adotar seu primeiro filho, Angelina conseguiu estabilizar sua saúde física e mental. Apesar de já terem trabalhado juntos, a relação de Jolie com o pai é disfuncional.
Por fim, além do trabalho como atriz e cineasta, Angelina Jolie é conhecida por seu trabalho humanitário, pelo qual já recebeu o prêmio Jean Hersholt e foi nomeada dama honorária da Ordem de São Miguel e São Jorge (DCMG). Ela promove diferentes causas sociais, como educação e igualdade de gênero, bem como a defesa de pessoas refugiadas, tendo atuado na ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados). Ainda com relação ao trabalho em prol de refugiados, ela visitou diversos campos e zonas de guerra em países como Serra Leoa, Tanzânia, Paquistão, Afeganistão, Síria e Sudão.