Anna Karina foi uma atriz, roteirista e diretora francesa mais conhecida por sua parceria com o aclamado diretor Jean-Luc Godard, que eventualmente se tornaria seu marido, em diversos filmes. Nascida na Dinamarca, ela foi naturalizada na França onde cresceu e passou a maior parte de sua vida.
Em 1961, começou sua carreira no drama Agora ou Nunca do diretor Michel Deville. Logo em seguida, teve seu primeiro trabalho com Godard em Uma Mulher é uma Mulher onde interpretou Angela, uma jovem vivendo um relacionamento coturbado.
Em 1962, protagonizou um dos filmes mais aclamados de sua carreira: Viver a Vida. O drama foi amplamente elogiado pela atuação de Karina, assim como a direção de Godard. No mesmo ano, também colaborou com a diretora Agnes Varda, fazendo uma pequena participação em Cléo das 5 às 7.
Pouco tempo depois, atuou ao lado do astro Jean-Paul Belmondo, também conhecido por participar das obras de Godard, no filme O Demônio das Onze Horas. Na trama, eles interpretam um casal foragido que viaja de carro pela França cometendo crimes.
Em 1973, Anna Karina digiriu e roteirizou seu primeiro filme, Vivre Ensemble, sobre um relacionamento abusivo entre um professor de história e uma jovem hippie. O filme estreou no festival de Cannes, mas a recepção foi dividida entre os críticos.
Anna Karina faleceu em 2019 em decorrência de um câncer.