José Eduardo Belmonte é diretor e roteirista brasileiro com mais de 25 anos de carreira e mais de 20 projetos audiovisuais no currículo.
José Eduardo Belmonte nasceu em São José dos Campos, São Paulo, mas foi criado em Brasília, cidade que teve muita influência em seu trabalho. Ingressou no curso de cinema da UNB em 1988, tendo como professores Armando Bulcão e Nelson Pereira dos Santos, com quem colaborou no filme “A Terceira Margem do Rio”. O início no audiovisual foi como diretor de clipes na chamada Era MTV, tendo como parceria mais constante a banda Raimundos. Realizou seis curtas-metragens, com destaque para “5 filmes estrangeiros” (1997), que ganhou o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Brasília e o Especial do Júri em Gramado, e “Tepê” (1999), que ganhou os mesmos prêmios em ambos os festivais, bem como no de Vitória. Estreou como diretor de longas-metragens com o drama “Subterrâneos” (2003). Na sequência, “A Concepção” (2005) foi indicado ao prêmio de Melhor Filme e conquistou o troféu de Melhor Montagem – assinada pelo próprio diretor, ao lado de Paulo Sacramento – no Festival de Brasília.
Um ano depois de “Meu Mundo em Perigo” (2007), lançou o drama “Se Nada Mais Der Certo” (2008), premiado no Festival do Rio (Melhor Filme, Atriz e Roteiro, este último também assinado por Belmonte), no Cine Ceará (Melhor Filme e Melhor Ator) e no Festival do Cinema Brasileiro em Paris (Prêmio do Júri). Em 2012, lançou “Billi Pig” e “O Gorila”, seu primeiro suspense. Em 2014, estreou o filme de ação policial “Alemão”, que levou um milhão de espectadores aos cinemas e foi indicado ao Emmy Internacional de Melhor Filme/ Minissérie para TV.
Assinou a direção geral e quatro episódios da série de drama e fantasia “O Hipnotizador”, da HBO, exibida em toda a América Latina e em algumas cidades dos EUA. Em seguida, realizou a comédia “Entre Idas e Vindas” (2017). Exerce a função de diretor artístico na TV Globo desde 2016 e esteve à frente das séries “Alemão” (2016) e “Carcereiros”, lançada em 2017, adaptada posteriormente para o formato de longa-metragem e premiada no MIPDrama Screenings do Festival de Cannes como Melhor Série Internacional de Drama. Baseado em contos urbanos de Ariano Suassuna, “O Auto da Boa Mentira” foi lançado em 2021 no formato de longa-metragem e também vai virar série na emissora.
Os mais recentes projetos do diretor são o longa “Alemão 2” (2022), que traz no elenco Vladimir Brichta, Gabriel Leone e Leandra Leal; “As Verdades” (2022), estrelado por Lázaro Ramos, Bianca Bin, Drica Moraes e Thomas Aquino; e “O Pastor e o Guerrilheiro” (2022), com Johnny Massaro, César Mello, Julia Dalavia e Cássia Kis.