Juliana Paes é uma atriz brasileira conhecida pelos papéis nas novelas A Força do Querer, Caminho das Índias e A Dona do Pedaço. Nascida em Rio Bonito, interior do Estado do Rio de Janeiro, ela viveu a infância e adolescência em Cabo Frio, São Gonçalo e Niterói. Juliana se formou em publicidade e propaganda, mas desistiu da profissão para se concentrar na carreira de atriz.
Ela começou como figurante em Malhação em 1998 e teve seu primeiro papel de destaque na novela Laços de Família, de Manoel Carlos, como a empregada Ritinha. Sua personagem tinha um caso com o Danilo, interpretado por Alexandre Borges. No ano seguinte, interpretou Karla em o Clone.
Juliana Paes ganhou ainda mais destaque na TV brasileira quando interpretou, ao lado de Deborah Secco, a carismática Jacky Joy em Celebridade. Na trama, ela e a amiga Darlene (Secco) tentavam de tudo para alcançar a fama. As personagens foram bem recebidas e se tornaram favoritas do elenco.
Em 2005, ela divertiu o público como a atrevida Creusa, uma mulher que se escondia com uma fachada de religiosa, mas seduzia todos os homens do bairro. No ano seguinte, Juliana entrou para o elenco da novela das sete Pé na Jaca, ao lado de Murilo Benício, Deborah Secco, Marcos Pasquim e Fernanda Lima.
Três anos depois, Paes conquistou sua primeira protagonista em uma novela das nove com Caminho das Índias, intepretando a esperançosa Maya. Na trama, ela vive um triângolo amoroso com Raj (Rodrigo Lombardi) e Bahuan (Márcio Garcia). A produção foi um enorme sucesso de público, quebrando recordes de audiência e ganhou o prêmio de Melhor Novela no Emmy Internacional.
Em 2017, ela protagonizou A Força do Querer, de Glória Perez, como a infame Bibi Perigosa, uma mulher comum que acaba entrando no tráfico por causa do marido. Pelo seu papel, Juliana recebeu o Troféu Imprensa de Melhor Atriz.
Recentemente, ela estrelou em A Dona do Pedaço como a confeiteira Maria da Paz.