Ana de Armas é uma atriz cubana. Filha de pai professor e mãe profissional de RH, ganhou notoriedade por seus trabalhos em Bata Antes de Entrar, Blade Runner 2049, Entre Facas e Segredos e 007 - Sem Tempo para Morrer. Por seu trabalho mais recente, Blonde (2022), recebeu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Atriz.
A atriz decidiu que queria atuar quando adolescente, começando a estudar, aos 14 anos, na Escola Nacional de Teatro de Cuba. Além da nacionalidade cubana, ela também possui nacionalidade espanhola, a qual adquiriu através de seus avós maternos.
Ana estreou profissionalmente em 2006, interpretando a personagem Marie, no longa Uma Rosa da França. Aos 18 anos, ela se mudou para a Espanha e atuou em um grande sucesso televisivo espanhol, a série El Internado, dando vida à personagem Carolina Leal. Ainda no país, ela continuou sua carreira no filme Grandes Mentiras (2009), na série Hispania, la leyenda (2010) e El Callejón (2011).
Sua grande ascensão profissional começa a partir de 2015. Após mudar-se para Los Angeles, ela estrela o blockbuster Bata Antes de Entrar, ao lado de Keanu Reeves. Um ano mais tarde, também ao lado de Keanu, Ana atua no suspense Filha de Deus. Ainda em 2016, contracenou com Jonah Hill e Bradley Cooper, em Cães de Guerra.
Em 2017, ela foi escalada para trabalhar em Blade Runner 2049, ficção científica de sucesso do diretor franco-canadense Denis Villeneuve. Ao lado de Ryan Gosling, Harrison Ford e Jared Leto, a atriz teve atuação aclamada, sendo considerada pela crítica como um dos grandes destaques do longa.
2019 foi um dos anos mais cheios da carreira de Ana. Além de O Informante e Wasp Network: Rede de Espiões, a atriz também atuou em Sergio e progagonizou o suspense criminal Entre Facas e Segredos, ao lado de Daniel Craig, Jamie Lee Curtis, Christopher Plummer, Chris Evans, Toni Collette, Michael Shannon e Katherine Langford.
Mais uma vez ao lado de Daniel Craig, de Armas estrela, em 2021, 007 - Sem Tempo para Morrer. Na pele da agente Paloma, a atriz faz sua estreia na grande franquia de espionagem 007, divindo a tela com Léa Seydoux, Remi Malek, Christoph Waltz e Ralph Fiennes.
Em 2022, Ana de Armas protagonizou o filme biográfico sobre Marilyn Monroe, Blonde, na Netflix. Pelo papel, a atriz foi indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar de 2023.