Miranda Otto é uma atriz australiana de cinema e teatro, filha dos atores Barry e Lindsay Otto e meia-irmã da atriz e cineasta Gracie Otto.
Quando pequena, Otto queria ser bailarina, mas precisou abandonar esse sonho por conta de uma escoliose moderada. Até que, após o divórcio dos pais, foi desenvolvendo um grande interesse pela atuação.
Assim, entrou para a companhia de teatro Nimrod Theatre, onde participou de diversas peças, e se graduou em Artes Dramáticas em 1990. Durante uma de suas apresentações na Nimrod, Miranda chamou a atenção de uma diretora de elenco, conquistando seu primeiro papel no cinema com o drama Conflitos Íntimos (1987).
O primeiro trabalho da atriz após sua graduação foi no filme The Girl Who Came Late (1992). Sua performance no filme alcançou os olhos da crítica australiana e lhe garantiu o prêmio de Melhor Atriz do Instituto de Cinema Australiano, em 1993.
Os próximos papéis de Miranda foram em O Último Dia em Que Ficamos Juntos (1992), The Nostradamus Kid (1993) e Sex is a Four Letter Word (1995). Após esses trabalhos, a atriz pensou em abandonar a carreira por conta de dificuldades em conseguir novos papéis, mas voltou para a indústria em 1996, quando foi escalada em Love Serenade. Depois, atuou em O Poço (1997) e Doing Time for Patsy Cline (1997).
Na comédia romântica Dead Letter Office (1998), Otto contracenou brevemente ao lado do pai. Mais tarde, fez sua estreia em Hollywood com o suspense Revelação (2000), trabalhando ao lado de Michelle Pfeiffer e Harrison Ford.
Também entrou para a aclamada franquia de O Senhor dos Anéis, interpretando Eowyn em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002). Seu trabalho chamou a atenção do diretor Steven Spielberg, que convidou a atriz para estrelar Guerra dos Mundos (2005), ao lado de Tom Cruise.
Entre outras produções de destaque, também podemos citar Annabelle 2: A Criação do Mal (2017), O Mundo Sombrio de Sabrina (2018-2020) e The Unusual Suspects (2021).
Em 2003, Miranda casou-se com o ator Peter O’Brien, com quem teve um filho.