Mary Tyler Moore sempre teve um talento especial para a arte. Dançarina de primeira viagem, ela deixou o balé de lado para investir em sua carreira de atriz, e os resultados não demoraram muito para aparecer. Vencedora de seis Emmys, Moore é considerada uma das atrizes mais importantes da TV americana e ícone do feminismo.
Ela estreou na televisão em 1959, na série policial Richard Diamond, Private Detective (1959), mas foi na década de 1960, quando a atriz tinha 23 anos, que ela ganhou o estrelato. Mary Tyler Moore viveu a dona de casa suburbana no programa The Dick Van Dyke Show (1961). Além de contracenar com Dick Van Dyky, Moore causou muita polêmina na época por vestir calças ao invés de vestidos no programa.
O sucesso foi tanto que a atriz ganhou seu próprio programa, o The Mary Tyle Moore Show (1970), que conta a história de uma mulher solteira sem sorte no amor. O show durou sete temporadas e ficou no ar entre os anos de 1970 e 1977.
A queridinha da TV americana também fez grandes participações no cinema. Avião Foguete X-15 (1961), Ele e as Três Noviças (1969) e Gente como a Gente (1980) são alguns dos filmes que contam com a estrela no elenco.
Ganhando 6 prêmios entre os anos 1973 e 1976, a atriz bateu um record no número de Emmys de Melhor Atriz de Comédia recebidos por uma mulher na época. Além disso, Moore é considerada até hoje um símbolo do feminismo, já que abriu espaço para o debate sobre a posição da mulher em produções na TV americana.
Mary Tyler Moore falaceu aos 80 anos, no dia 25 de janeiro de 2017, na cidade americada de Greenwich, Connecticut. A causa da morte envolveu um quadro de diabetes e outros agravamentos não especificados, que foram consequentes de uma cirurgia feita em 2011.