Filha de um banqueiro e de uma diretora de universidade, Freida Pinto vem de uma família rica da Índia e antes de chegar aos cinemas trabalhou por dois anos como modelo, participando de desfiles em várias partes do mundo.
Em 2007, foi selecionada pelo diretor Danny Boyle para atuar em Quem Quer Ser um Milionário? e tem uma estreia meteórica. O filme foi sucesso de público e crítica, tendo conquistado vários prêmios importantes em 2009, como o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA. Freida e seu colega de elenco (e namorado, por pouco tempo) Dev Patel tiveram uma grande exposição com o longa e logo foram chamados para trabalhar em Hollywood, sendo que ela acabou ganhando maior destaque com o tempo.
Apenas após o primeiro trabalho nos cinemas que Pinto decidiu fazer aulas de atuação. Participou de um workshop com o ator britânico Barry John, conhecido na cena teatral inglesa, e decidiu que queria mesmo ser atriz. Fez teste para ser a bondgirl Camille em 007 - Quantum of Solace (2008), mas perdeu o papel para a modelo Olga Kurylenko.
Realizou dois filmes em 2010: Miral, de Julian Schnabel, e Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, de Woody Allen. O primeiro aborda o conflito entre Israel e Palestina, enquanto que o segundo é uma comédia leve estrelada por Naomi Watts, Josh Brolin, Anthony Hopkins e Gemma Jones. No longa, Freida vive uma espécie de "dama de vermelho" que encanta o personagem de Brolin, um escritor frustrado.
No ano seguinte, em 2011, realizou nada menos do que quatro filmes. O de maior destaque foi sem dúvida Planeta dos Macacos - A Origem, em que atuou ao lado de James Franco, Andy Serkis, John Lithgow e Tom Felton. Também realizou a aventura Imortais, de Tarsem Singh, e os dramas Trishna, de Michael Winterbottom, e Black Gold, de Jean-Jacques Annaud. No mesmo ano, chegou a ser cogitada para substituir Emma Stone em Sucker Punch - Mundo Surreal, mas o papel acabou com Jamie Chung.