Michael Douglas é um ator e produtor norte-americano, filho dos atores Kirk Douglas e Diana Dill. Teve seu trabalho reconhecido por diversas instituições importantes e foi premiado inúmeras vezes. Ganhou dois Oscars, cinco Globos de Ouro, um Emmy, além dos prêmios por contribuições a indústria do entretenimento como Cecil B. DeMille Award e AFI Life Achievement Award. Graduado em artes e drama pela Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, seus papéis abrangem cinema, teatro e televisão.
Seu primeiro grande destaque foi na série policial The Streets of San Francisco (1972 - 1976), da rede ABC. Vivendo o personagem Steve Keller, Michael Douglas foi indicado três vezes consecutivas ao Emmy pelo papel. Após adquirir os direitos para Um Estranho no Ninho, Douglas produziu o filme estrelado por Jack Nicholson (1975). A produção levou o Oscar de melhor filme, garantindo a primeira estatueta do ator como produtor.
Após deixar o seriado, ele continuou atuando e produzindo filmes, como Síndrome da China (1979) e Tudo por uma Esmeralda (1984), por qual recebeu o prêmio Globo de Ouro de melhor filme musical ou comédia. Ele produziu e atuou na sequência do filme, chamada A Joia do Nilo (1985), mesmo ano em que protagonizou o musical Chorus Line - Em Busca da Fama. Em seguida, ele protagonizou o filme de suspense erótico Atração Fatal (1987), ao lado de Glenn Close, e interpretou Gordon Gekko no filme Wall Street - Poder e Cobiça (1987), papel pelo qual recebeu sua segunda estatueta no Oscar.
Os destaques dos anos seguintes foram Chuva Negra (1989), A Guerra dos Roses (1989), o noir Instinto Selvagem (1992), Um Dia de Fúria (1993), Meu Querido Presidente (1995), Vidas em Jogo (1997), Traffic (2000) e Garotos Incríveis (2000). Nos anos 2010, ele interpretou Liberace no filme biográfico Behind the Candelabra da HBO. Pelo trabalho, Michael Douglas ganhou o prêmio de melhor ator em minissérie ou filme no Emmy de 2013, além do Globo de Ouro, Satellite e GLAAD Media. Douglas recebeu o Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical pela série Método Kominsky, produção original Netflix na qual interpreta um técnico de atuação. A mesma produção garantiu indicações aos prêmios Emmy, Satellite, Critics Choice e SAG.
O ator também interpreta o personagem dos quadrinhos Doutor Hank Pym, figura presente nos filmes Homem-Formiga (2015), Homem-Formiga e a Vespa (2018) e Vingadores: Ultimato (2019) no Universo Cinematográfico Marvel.