Adrien Brody é um ator e produtor americano, filho da fotógrafa e jornalista Sylvia Plachy e do professor de história Elliot Brody. Adrien ganhou reconhecimento mundial depois de interpretar o personagem Władysław Szpilman em O Pianista (2002), filme dirigido por Roman Polanski e pelo qual Brody recebeu o Oscar de Melhor Ator aos 29 anos, se tornando o ator mais jovem a vencer a categoria. Além disso, depois de Christopher Lambert, Adrien Brody é o segundo americano a conseguir o prêmio francês César de Melhor Ator.
Nascido no bairro Queens, em Nova York, seu pai é de origem judaica polonesa e sua mãe nasceu na Hungria, também de origem judaica e católica. Quando jovem, seus pais o envolveram em aulas de teatro para que ele se afastasse de amizades que o influenciavam negativamente na escola. Após ter sua educação básica em instituições com foco em arte e performance, frequentou o acampamento artístico Long Lake e estudou parcialmente na Universidade Stony Brook, até se transferir para a Faculdade de Queens.
Depois do sucesso de O Pianista, ele protagonizou o filme Dummy - Um Amor Diferente (2002) e A Vila (2004), do influente diretor M. Night Shyamalan. Também foi o protagonista de Camisa de Força (2005), e no mesmo ano integrou o elenco do filme King Kong, ao lado de Andy Serkis, Naomi Watts e Jack Black. Entre outros grandes êxitos estão The Thin Red Line (1998), Predadores (2010) e Meia-Noite em Paris (2011).
Ele frequentemente colabora com o diretor Wes Anderson, tendo estrelado quatro filmes do cineasta: The Darjeeling Limited (2007), O Fantástico Sr. Raposo (2009), O Grande Hotel Budapeste (2014) e A Crônica Francesa (2021). Em 2017, na televisão, o ator interpretou Luca Changretta na quarta temporada de Peaky Blinders, sucesso da BBC. Além disso, entre 2021 e 2022, fez parte do elenco da terceira temporada de Succession e da minissérie Lakers: Hora de Vencer, ambas produções da HBO.