Matt Smith é um ator britânico, mais conhecido por intepretar o décimo Doutor em Doctor Who, Príncipe Phillip nas primeiras duas temporadas de The Crown e agora como Daemon Targaryen em House of the Dragon.
Antes de pensar em atuar, Smith teve uma curta porém duradoura carreira de futebol em três clubes, mas quando foi diagnosticado com espondilólise, o até então jogador teve de abandonar seu sonho de virar profissional. O primo de Smith, Leigh Killick, que ensinava teatro em sua escola, o apresentou à atuação, inscrevendo-o para produções teatrais sem o seu consentimento. Mas após algumas vezes atuando, Smith começou a gostar e viu que tinha futuro na carreira.
Seus primeiros trabalhos como ator foram em pequenas séries britânicas. Foi só então em 2009 que o ator foi introduzido internacionalmente, ao substituir David Tennant (o nono Doutor) em Doctor Who. Sua dupla com Karen Gillian seria uma das mais lembradas pelos fãs da série. O ator ficou na pelo do personagem até 2013, quando foi anunciado que ele ficaria até o especial de Natal e ser substituido por Peter Capaldi.
Em junho de 2015, Smith foi escalado como o príncipe Philip no drama da Netflix The Crown. Ele desempenhou o papel nas duas primeiras temporadas da série, recebendo uma indicação ao Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática em 2018.
Antes de ser escalado como Daemon Targaryen na série da HBO Max House of the Dragon, o ator esteve nos longas: Noite Passada em Soho (2021), Morbius (2022), Segredos Oficiais (2018) e entre outras.