Andrea Riseborough é uma atriz e produtora britânica mais conhecida pelo seu trabalho em Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014) e Oblivion (2013). Mais recentemente, ela recebeu notoriedade pelo filme To Leslie (2022), pelo qual foi indicada ao Oscar 2023 na categoria de Melhor Atriz.
Ela nasceu na pequena cidade de Wallsend, no Reino Unido, filha de pais também ingleses. Estudou artes cênicas desde a infância, participou de peças e integrou o teatro amador do People's Theatre, em Newscastle Upon Thyme. No ensino superior, conquistou o diploma da Royal Academy of Dramatic Arts, de Londres.
Andrea apareceu pela primeira vez no cinema na comédia Vênus (2006). mas teve sua primeira participação notória três anos depois, no filme para televisão Amante do Diabo (2009), performance pela qual ganhou seu primeiro trofèu, Melhor Atriz nos Prêmios da Royal Television Society. Logo depois participou do longa Feito em Dagenham (2010), estrelado por Sally Hawkins.
A partir daí, sua carreira passou a acumular diversos títulos de sucesso, com destaque para Dançarino das Sombras (2012), que angariou diversas indicações e duas vitórias em premiações: Melhor Performance de uma Atriz em um Filme Independente Britânico nos Prêmios do Cinema Independente Britânico e Melhor Atriz no Prêmio Evening Standard de Cinema Britânico. Riseborough também integrou o elenco do aclamado Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014), que levou o Oscar de Melhor Filme em 2015.
Seus trabalhos mais recentes têm gerado bastante reconhecimento tanto pela crítica quanto pelo público. Só no último ano, esteve no filme estelar de David O'Russel, Amsterdã (2022), ao lado de Cristian Bale e Margot Robbie, e no musical Matilda: O Musical (2022), como a mãe da protagonista, Sra.Wormwood.
Neste ano, foi consagrada pela Academia com a indicação na categoria de Melhor Atriz pelo papel titular de To Leslie (2022), dirigido por Michael Morris.