Filho do famoso produtor italiano Salvatore Argento e da fotógrafa brasileira Elda Luxardo, Dario tem entre suas maiores influências os livros de capas amarelas (Giallo), extremamente populares com histórias de assassinatos em série, mistérios, suspense e doses de terror. Centenas de filmes dos anos 70 e 80 foram baseados em contos publicados nestes livros.
Se existe hoje o estilo "Giallo" de fazer cinema na Itália, Argento é o seu maior representante. Muitos diretores italianos começaram sua carreira produzindo filmes do gênero, também conhecido como "gore" e que gerou a variante “slasher” para definir o assassino serial que persegue adolescentes, muito comum no cinemão americano dos anos 80 e 90.
Apesar da queda pelo gênero entre seus inúmeros trabalhos, vale registrar sua participação como roteirista junto com Sergio Leone e Bernardo Bertolucci no clássico do faroeste espaguetti Era uma Vez no Oeste. Pai da atriz e também e diretora Asia Argento, ele costuma fazer a narração de seus próprios filmes. Em 2009 lançou Giallo - Reféns do Medo numa clara homenagem ao estilo que o consagrou. Três anos depois experimentou o 3D com um personagem que jamais será esquecido pelos amantes do gênero horror: Drácula.