Austin Butler é um ator norte-americano mais conhecido por sua interpretação de Elvis Presley na cinebiografia musical Elvis (2022), pelo qual foi conquistou o troféu de Melhor Ator no Globo de Ouro de 2023. Pelo papel, ele também garantiu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Ator.
Ele é o primogênito de dois filhos e nasceu na cidade de Anaheim, na Califórnia. Ele começou a atuar e estudar interpretação ainda pré-adolescente, aos treze anos, com pequenas participações na televisão. Em 2005, conseguiu seu primeiro papel mais proeminente na série Manual de Sobrevivência do Ned (2004).
A partir de então, integrou o elenco de diversas produções televisivas infanto-juvenis, como os seriados de sucesso Zoey 101 (2007) e iCarly (2007), também da Nickelodeon. Além dos programas do Disney Channel Hannah Montana (2006) e Feiticeiros de Waverly Place (2007).
Em 2009, fez seu primeiro longa-metragem Pequenos Invasores, ao lado de Ashley Tisdale. A dupla trabalhou em conjunto em seguida no filme A Fabulosa Aventura de Sharpay (2011), história derivada de High School Musical no qual Austin interpretou Peyton Leverett, o interesse amoroso da protagonista. No mesmo ano, ele tirou o foco das produções teen a partir longa baseado em fatos reais Bling Ring: A Gangue de Hollywood.
Depois disso, interpretou papéis na TV em séries como The Carrie Diaries (2012), prequel de Sex in The City, e o DJ Chase na produção da DC, Arrow (2012). Ele também foi um dos protagonistas do seriado The Shannara Chronicles (2016) ao longo de suas duas temporadas. Além disso, Butler se dedicou ao teatro, estreando na Broadway, ao lado de Denzel Washington, na peça The Iceman Cometh, em 2018.
Austin ganhou destaque por integrar o elenco do aclamado filme de Quentin Tarantino Era Uma Vez...Em Hollywood (2019), ganhador de dois Oscars em e indicado a Melhor Filme em 2020. No mesmo ano, foi escalado para viver Elvis Presley no cinema, papel pelo qual o ator dedicou anos de preparação intensa. Sua interpretação do cantor de rock mais famoso do mundo rendeu elogios do público e da crítica, além de diversas indicações na temporada de premiações de 2023. Ele ganhou seu primeiro Globo de Ouro como Melhor Ator em Filme de Drama e foi indicado na categoria de Melhor Ator no Oscar por Elvis (2022), dirigido por Baz Luhrmann.