Laura Linney é uma atriz americana conhecida por sua participação nos filmes O Show de Truman e O Exorcismo de Emily Rose. No entanto, para além do cinema, Linney é bem sucedida na televisão e no teatro, tendo ao longo de sua carreira colecionando indicações e prêmios. A atriz ganhou dois Globo de Ouro, quatro prêmios Emmy, além de três indicações ao Oscar e cinco vezes nomeada ao Tony Awards.
Laura nasceu em Nova York e seu pai era professor e autor de peças de teatro, o que fez com que a atriz se encantasse com a arte ainda criança. A princípio, Linney estudou na Universidade do Noroeste até se transferir para Brown, onde fez parte do grupo de teatro universitário. Em seguida, Laura estudou artes cênicas na escola Juilliard e recebeu doutorado honorário em Belas Artes.
A estreia de Laura na Broadway aconteceu em 1990 e, anos depois, recebeu o reconhecimento do prêmio Tony por seu trabalho tanto em revivals quanto produções originais, sendo elas The Crucible (2002), Sight Unseen (2004), Time Stands Still (2010), The Little Foxes (2017) e My Name Is Lucy Barton (2020).
Na televisão, sua primeira conquista veio em 2001 com o filme Wild Iris. Em seguida, Laura Linney foi indicada ao Emmy consecutivamente por sua atuação no sitcom Frasier (NBC, 2003-2004) e também pela minissérie John Adams (HBO, 2008), ganhando mais dois prêmios. Sua quarta estatueta foi por The Big C (Showtime, 2010-2013) e foi indicada três vezes por Ozark (Netflix, 2017-2022), drama criminal em que foi protagonista.
Por fim, no cinema, Laura Linney é uma atriz estabelecida e suas indicações ao Oscar foram pelos dramas Conte Comigo (2000), Kinsey (2004) e A Família Savage (2007). Entre os grandes sucessos de sua carreira estão: As Duas Faces de um Crime, Sobre Meninos e Lobos, Simplesmente Amor, A Lula e a Baleia, O Diário de uma Babá, Um Final de Semana em Hyde Park, Sr. Sherlock Holmes, Sully e Animais Noturnos.