Marisa Tomei é uma atriz e produtora americana mais conhecida por seu trabalho no filme Meu Primo Vinny e por dar vida à May Parker no Universo Cinematográfico Marvel.
Nasceu na cidade de Nova York e tem descendência italiana. Após se formar no colégio, ela ingressou na Universidade de Boston, mas desistiu dos estudos para retornar à Nova York para dedicar-se à carreira de atriz.
Seu primeiro papel no cinema foi no filme The Flamingo Kid (1984) e Marisa fez uma série de participações na TV e no cinema até conquistar seu primeiro papel de destaque, em 1991, ao lado de Sylvester Stallone no filme Oscar. No ano seguinte, recebeu aclamação da crítica e do público por sua performance como Mona Lisa Vito na comédia Meu Primo Vinny (1992), pelo qual foi agraciada com a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar.
Ela também teve parte da sua carreira dedicada ao teatro, participando dos espetáculos Wait Until Dark (1998) e Salomé (2003), na Broadway. E entre seus títulos de grande proeminência nas telas, Marisa participou do fenômeno de bilheteria Motoqueiros Selvagens (2007), O Lutador (2008) e A Primeira Noite de Crime (2018), da franquia The Purge.
Marisa Tomei também tornou-se integrante do Universo Cinematográfico Marvel como May Parker, tia de Peter Parker, a partir de Capitão América: Guerra Civil (2016). Ela reprisou a personagem nos filmes Homem Aranha: De Volta ao Lar (2017), Vingadores: Ultimato (2019), Homem Aranha: Longe de Casa (2019) e Homem Aranha: Sem Volta para Casa (2021).