Dira Paes é uma atriz e apresentadora brasileira. Uma das atrizes mais premiadas do Cinema Brasileiro, seu currículo conta com mais de 35 longas-metragens. Ela recebeu inúmeros prêmios, incluindo dois troféus Grande Otelo, dois Prêmios APCA, três Prêmios Guarani, dois Prêmios Qualidade Brasil, e um Prêmio Extra. Paes também recebeu prêmios nos mais importantes festivais de cinema do país, com três Kikitos do Festival de Gramado e cinco troféus Candango pelo Festival de Brasília.
Dira Paes estreou sua carreira em 1984, na superprodução internacional A Floresta de Esmeraldas (The Emerald Forest). No cinema também podemos destacar filmes como Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2007), A Festa da Menina Morta (2008) e Dois filhos de Francisco (2005). Sua carreira é baseada em uma imagem de sucesso e popularidade no mainstream da teledramaturgia brasileira, bem como nos palcos e no cinema independente e autoral.
Dira também é conhecida como idealizadora e diretora-executiva do Festival de Belém do Cinema Brasileiro, além de ser uma das fundadoras da ONG Human Rights Movement (MHuD), que desenvolve uma série de atividades pela paz e pelos direitos humanos. Aborda especificamente os problemas do trabalho escravo, abuso de crianças e adolescentes, questões dos quilombolas, meio ambiente e povos indígenas.