Dana Elaine Owens, conhecida como Queen Latifah, é uma rapper, atriz, compositora, produtora de televisão, produtora musical, comediante e apresentadora norte-americana. Latifah vendeu mais de 2 milhões de cópias mundialmente, e é considerada uma das mulheres pioneiras no hip-hop, já figurando na Billboard Hot 100 e ganhando um Grammy. Queen Latifah foi também a primeira cantora de rap a ser indicada ao Oscar.
Considerada a primeira-dama do hip-hop, Queen Latifah nasceu em Nova Jersey, EUA. Filha de uma professora, ela veio de uma família de policiais - tanto seu pai quanto seu irmão mais velho eram policiais - o que mais tarde influenciaria seu estilo de rima e filosofia de vida. Seu irmão morreu em um acidente de moto em 1992. Latifah testemunhou os dois lados da vida urbana negra nos EUA enquanto crescia.
Depois de um breve período como funcionária do Burger King, ela logo se viu fazendo parte da cena musical do hip-hop. Depois de trabalhar como beatbox, ela tinha apenas 18 anos quando surgiu no final dos anos 1980 com um estilo que unia as tradições do jazz, reggae e soul. Seu single de estreia foi lançado em 1988, o que foi só o começo para uma carreira musical bem sucedida, que hoje conta com cinco álbuns de estúdio.
No cinema, Queen Latifah alcançou notoriedade mundial por filmes como A Casa Caiu (2003), Táxi (2004), Barbeiragem Total (2004), Um Salão do Barulho (2005), As Férias da Minha Vida (2006), Hairspray - Em Busca da Fama (2007), Milagres do Paraíso (2016) e Viagem das Garotas (2017). Em 2006, Latifah recebeu uma estrela na Calçada da Fama. Seu trabalho no cinema e na televisão lhe renderam um Emmy, um Globo de Ouro, três Screen Actors Guild Awards, dois NAACP Image Awards, e uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Chicago em 2002.