Mais nova de quatro irmãos, Courteney Cox teve uma infância tranquila. Aos 18 anos, saiu de casa para estudar arquitetura. Abandonou o curso após um ano e se mudou para Nova York, onde entrou em contado com a agência de modelos Ford. Com apenas 19 anos, passa a participar de inúmeros comerciais.
Sabendo que a carreira de modelo não é muito longa, Cox passou a investir em aulas de teatro, fazendo sua primeira aparição na televisão em As The World Turns, em 1984. Poucos meses depois, foi selecionada entre 300 concorrentes para dançar no clipe da canção de Bruce Springsteen, Dancing in the Dark, dirigido por Brian De Palma.
Na sequência, consegue um papel regular na nova série Misfits of Science e participa de filmes como Cocoon II - O Regresso, Destino em Dose Dupla, Natal em Família e Ace Ventura - Um Detetive Diferente. Em 1994, é chamada para interpretar Monica Geller em Friends e vê sua vida mudar radicalmente. A série conquistou uma legião de fãs e brilhou nas telinhas por 10 anos. Assim como os colegas de elenco, Courteney Cox fez sua fortuna com o trabalho. Em um período, chegou a ganhar US$ 1 milhão por episódio.
Com muito sucesso na TV, Cox sempre procurou repetir a dose na tela grande. E conseguiu isso a partir da franquia Pânico, iniciada em 1996. Ela interpretou a repórter Gale Weathers em quatro oportunidades. Ganhou reconhecimento, mas também um marido! Conheceu David Arquette nos sets de Pânico. Os dois se casaram em 1999, quando a atriz mudou o nome para Courteney Cox-Arquette. A relação durou até 2010, quando o casal decidiu se separar.
Nos anos 2000, voltou para a televisão e fez sucesso nos seriados Dirt e Cougar Town. Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro e sete para o SAG Awards.