Taís Araújo é atriz e apresentadora e se destacou no Brasil por ser a terceira mulher negra a ser protagonista em uma novela, Xica da Silva (1996).
Taís Araújo nasceu no Rio de Janeiro, filha de uma pedagoga e um economista. Começou a vontade de ser atriz quando entrou no teatro amador aos 11 anos, com os amigos do condomínio onde morava.
Participou de duas companhias teatrais, o "Grupo Procênio" e depois o "Os Bananas". Foi num intervalo, após a temporada de uma peça, que Kátia D'Ângelo avisou que a Manchete estava formando o elenco da novela "Tocaia Grande".
Em 1995 foi então co-protagonista da novela Tocaia Grande, da Rede Manchete, interpretando Bernada. Meses depois, Walter Avancini começou a dirigir a novela Xica da Silva, onde convidou Taís para participar da novela como protagonista. A novela fez tanto sucesso que foi exportada para outros países. No ano seguinte, em 1997, fez parte do elenco de Anjo Mau.
Em 2004 foi a primeira atriz negra com o papel principal na Rede Globo, onde interpretou Preta em Da Cor do Pecado e dois anos mais tarde fez sua primeira vilã, Ellen, em Cobras e Lagartos, onde conseguiu atuar com o namorado, Lázaro Ramos.
Ganhou notariedade ao interpretar Elza Soares no filme Garrincha - Estrela Solitária (2003). No ano seguinte, levou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado e em 2006 foi a primeira apresentadora negra no programa do canal GNT Superbonita, onde ficou até 2009.
No meio tempo, Taís cursou jornalismo e se formou em 2008, mas nunca exercendo o ofício por completo já que preferiu seguir como cantora.
Em 2008 voltou para as novelas sendo Alícia em A Favorita e no fim das gravações fez sua primeira matéria para a Folha de S. Paulo onde cobriu a posse de Barack Obama, 44 presidente dos EUA. Apesar de estar separada do marido Lázaro Ramos em 2009, decidiu ir para Paris, mas teve que voltar por conta das gravções da novela Viver a Vida, o que a tornou a primeira atriz negra em novela de horário nobre. Mesmo com o feito tão grande, o papel de Taís na novela é considerado o pior da atriz, o que fez com que entrasse em uma grande depressão por 2 anos.
Em 2012, após se recuperar, viveu Maria da Penha, empregada que vira cantora, em Cheias de Charme. Taís também atuou em séries e peças de teatro. Em 2013 fez seu primeiro papel em uma série, interpretando Sheila em O Dentista Mascarado.
A atrzi também atuou em produções como: Geração Brasil (2014), a série com o seu marido Lázaro Ramos, Mister Brau (2015), a peça teatral O Topo da Montanha, também com Ramos, o longa O Roubo da Taça (2016) e ainda entrou para o elenco do programa Saia Justa, no GNT, com Astrid Fontenelle, a cantora Pitty e Mônica Martelli.
Em 2018 foi apresentadora do reality Popstar e em 2021 foi um dos jurados de The Masked Singer Brasil.
Em 2019 fez a novela Amor de Mãe, que teve de ser interrompida por conta da pandemia da Covid-19 em 2020.