Andy Serkis nasceu em Londres. Sua mãe, Lylie Weech, era inglesa e dava aulas para crianças deficientes; seu pai, Clement Serkis .era um ginecologista armênio-iraquiano. O ator ficou reconhecido por seus papeis em O Grande Truque, Vingadores: Era de Ultron e Pantera Negra. Serkis também possui uma série de papeis compreendendo a captura de movimentos para animação, como o personagem Gollum da franquia Senhor dos Aneis, King Kong, César no reboot de Planeta dos Macacos e Snoke na franquia Star Wars.
Serkis foi educado na Escola de São Benedito, em Ealing. Ele estudou artes visuais e teatro como parte de sua graduação na Lancaster University, formando-se em 1985. O ator era membro do The County College e da estação de rádio estudantil Bailrigg FM.
Sua carreira na TV começou em 1992, aparecendo em pequenos papéis, como Greville, em um episódio de The Darling Buds of May. No cinema, fez sua estreia na comédia romântica Loop (1997) ao lado de Susannah York. Em 1999, Serkis interpretou Bill Sikes, na adaptação da ITV de Oliver Twist. Ele também apareceu ao lado de Sacha Baron Cohen em The Jolly Boys' Last Stand, em 2000.
Seu reconhecimento se deu por sua atuação como Sméagol / Gollum, na trilogia de filmes O Senhor dos Aneis, para a qual forneceu movimentos e voz, constituindo o personagem em CGI. Alguns críticos alegaram que Serkis deveria ter sido nomeado para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, já que sua voz, linguagem corporal e expressões faciais foram usadas na criação do personagem.
Serkis realizou outros trabalhos com captura de movimento aclamados pela crítica, como o personagem-título na versão de King Kong, de 2005, e César em Planeta dos Macacos - A Origem (2011), Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) e Planeta dos Macacos: A Guerra (2017).
Trabalhando com Peter Jackson e Steven Spielberg, em 2011, fez parte da franquia As Aventuras de Tintim, mais uma vez, fornecendo a performance de captura de voz e movimento, para o Capitão Haddock.
O ator interpretou o Supremo Líder Snoke em Star Wars: O Despertar da Força (2015), reprisando o papel em Star Wars: Os Últimos Jedi (2017) e Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019), de novo, emprestando sua voz e movimentos.
Andy está escalado para viver o mordomo Alfred Pennyworth, em The Batman, em 2022. Ele dividirá a tela com Robert Pattinson, Paul Dano, Colin Farell e Zoë Kravitz. O ator também dirigirá o longa Venom - Tempo de Carnificina, em 2021.