Zezé Motta é uma atriz e cantora brasileira conhecida pelo seu extenso trabalho cinema e televisão, em especial nas novelas Corpo Dourado e A Próxima Vítima e no filme Xica da Silva. Nasceu em Campos, no interior fluminense, mas se mudou ainda criança para a cidade do Rio de Janeiro, no morro do Cantagalo. Sua mãe era costureira e seu pai motorista, mas ele tinha talento para música e praticava instrumentos no tempo vago, o que provavelmente influenciou Zezé a se interessar pelas artes.
Antes de ingressar nas artes cênicas, ela trabalhou como operária em uma indústria farmacêutica e estudava para ser professora. Mas logo ingressou em um curso de teatro no Tablado e começou sua carreira como atriz. Seu primeiro papel veio aos 24 anos na novela Beto Rockfeller da TV Tupi.
Depois disso, fez parte do elenco de inúmeras novelas da Rede Globo como O Patriota, Supermanoela e Duas Vidas. Já no cinema, seu primeiro trabalho aconteceu no filme Cleo e Daniel onde atuou ao lado de John Herbert e Beatriz Segall.
Seu grande momento de protagonismo veio em 1976 quando protagonizou o popular filme Xica da Silva sobre uma jovem ex-escravizada que entra para monarquia brasileira. O filme recebeu elogios da crítica, especialmente pela poderosa atuação de Zezé e foi a escolha brasileira para concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar, mas não foi selecionado.
Atualmente, a atriz segue participando de ótimas produções do cinema brasileiro como M8 - Quando a Morte Socorre a Vida e Doutor Gama.