Neena Gupta é uma atriz, diretora e produtora que nasceu em Kolkata, Índia, mas foi criada em Delhi, em Karol Bagh. É a mais velha de quatro irmãos de uma família tradicional indiana. Apesar de sua família ter uma formação tradicional, ela decidiu estudar Arte na Janki Devi Mahavidyalaya. Posteriormente, concluiu seu mestrado em Sânscrito e realizou sua tese sobre "Técnicas de palco em drama sânscrito”, obtendo seu MPhil pela Universidade de Delhi.
Durante sua faculdade em Delhi, Gupta se interessou pela atuação e conheceu o ator e diretor Satish Kaushik. Com sua ajuda, ela se matriculou na NSD-National School of Drama em 1977 e se formou em 1980 como a melhor aluna da turma. Sua carreira nas telas começou dois anos após se formar, com um papel no filme ”Gandhi” (1982).
Ao longo de sua carreira de 25 anos, Neena Gupta trabalhou em filmes, novelas e séries. Seu primeiro papel de destaque foi no filme “Saath Saath" (1982), dirigido por Raman Kumar, onde atuou ao lado de Farooq Shaikh e Deepti Naval. Já em 1994, recebe prêmios e elogios da crítica especializada por seu trabalho na série "Saans", onde também foi roteirista e diretora.
Em 2018, Neena Gupta volta a receber destaque por seu papel como a personagem “Mrs Kaushik” na série de drama “Badhaai Ho”, pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Atriz da crítica no Filmfare Awards. Em 2020, Neena Gupta e sua filha atuaram juntas na série da Netflix “Masaba Masaba", que foi um grande sucesso e indicada ao prêmio Filmfare OTT. Já em 2021, ela atuou no filme "Shubh Mangal Zyada Sadhan" e foi novamente indicada ao Filmfare Awards.
Além de atuar, Neena Gupta também dirigiu as séries “Saans” (1999), "Siski" (2002) e "Kyun Hota Hai Pyarrr" (2000), e possui uma produtora chamada Sahaj Productions, em parceria com o ator Rajendra Gupta.