Liv Rundgren Tyler, mais conhecida como Liv Tyler, é uma atriz e produtora norte-americana, filha do cantor Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, e da modelo Bebe Buell.
Aos 14 anos, Liv começou como modelo e fez alguns comerciais de televisão. Mais tarde, preferiu abandonar a carreira de modelo e seguir como atriz. Em 1993, participou do clipe de Crazy, da banda Aerosmith, ao lado da atriz Alicia Silverstone.
No cinema, o primeiro papel de Tyler foi em Testemunha do Silêncio (1994), interpretando Sylvie Warden, irmã do protagonista. Depois, foi escalada para estrelar Paixão Muda (1995), primeiro filme do diretor James Mangold; e Império dos Discos - Uma Loja Muito Louca (1995).
Mas foi em 1996, com o filme Beleza Roubada, que Liv conquistou a aclamação da crítica, do público e do diretor Robert Altman, que a convidou para participar de dois dos seus últimos projetos: A Fortuna de Cookie (1999) e Dr. T e as Mulheres (2000).
Ela também contracenou com grandes nomes de Hollywood, como Tom Hanks em The Wonders: O Sonho Não Acabou (1996); Joaquin Phoenix e Jennifer Connelly em Círculo de Paixões (1997); e Bruce Willis e Ben Affleck em Armageddon (1998).
Dois de seus papéis mais conhecidos foram na franquia O Senhor dos Anéis, onde interpretou Arwen, e em O Incrível Hulk, onde contracenou com Edward Norton no papel de Betty Ross - personagem que voltará a interpretar em Capitão América: Nova Ordem Mundial, previsto para estrear em 2024.