Brendan Fraser é um ator norte-americano conhecido por vários papéis de destaque como saga A Múmia (2000) e Viagem Ao Centro da Terra (2008). Mais recentemente, depois de um tempo afastado das telas, Fraser fez seu retorno triunfal às telas com o drama The Whale (2022), pelo qual foi indicado ao Oscar 2023, na categoria de Melhor Ator.
Por ter um pai do ramo de turismo, Brendan Fraser morou com a família em muitos lugares diferentes, passando por Ottawa, Londres, Roma e Seattle. Quando morou em Londres, começou a se interessar pelo mundo artístico e a interpretaçãoe logo que foi morar em Seattle se matriculou no Seattle’s Cornish Institute, onde começou a estudar para ser ator.
Logo depois de se formar Brendan conseguiu um pequeno papel em Apostando no Amor (1991). E papéis importantes também como em O Homem da Califórnia (1992) e Código de Honra (1992). E foi em 1997 que ele teve seu primeiro papel principal, estrelando George - O Rei da Floresta.
Porém seu papel mais famoso além do Rei da Floresta foi em Múmia, que reprisou seu papel como o arqueólogo Rick O' Connell por mais dois filmes, junto com Rachel Weisz.
Em meio as sequências, o ator participou e protagonizou outras produções, como Looney Tunes - De Volta a Ação (2003), O Americano Tranquilo (2002), Deu a Louca nos Bichos (2010) e entre outros. Também fez a adaptação do livro Coração de Tinta (2008) e A Viagem para o Centro da Terra, apesar de não terem sido muito bem recebidos pela crítica.
Apesar de estar sempre com novo filmes, Fraser acabou saindo dos holofotes do público após uma série de complicações, incluindo seu nome estar no Blacklisted de Hollywood após ter alegado ser violado sexualmente por Philip Berk, membro e ex-presidente da Hollywood Foreign Press Association. Acusações que Berk, em retorno, alegam não ser verdade, apesar de já ter feito um pedido de desculpas publicamente.
Foi então que Fraser passou por um dos momentos mais difíceis de sua vida. O divórcio de seu casamento e a morte de sua mãe o lançou em um profundo estado de depressão, além de várias cirurgias que teve que fazer ao longo de sua vida por conta de alguns filmes. Isso o fez dar uma pausa em sua carreira.
A partir do lançamento de A Baleia (2022) que o ator voltou aos olhos do mundo e sua performance ao lado de Sadie Sink foi ovacionada por vários minutos no Festival de Veneza. Sua atuação também foi indicada a inúmeros prêmios, incluindo o Globo de Ouro e o Oscar.
Em agosto do mesmo ano, Fraser foi anunciado como parte do elenco do próximo filme de Martin Scorsese, Killers of the Flower Moon, bem como da próxima comédia de Max Barbakow, Brothers. Em outubro de 2021, Fraser foi escalado para interpretar o vilão Firefly no filme de super-herói Batgirl.