Filho do apresentador de TV Nick Clooney, George tem intimidade com os estúdios de gravação desde criança. Ele chegou a trabalhar como jornalista na TV mas, para evitar comparações com o pai, abandonou o emprego para seguir a carreira de ator.
Após pequenas participações em vários filmes e séries, enfim encontrou o sucesso como o doutor Doug Ross na série de TV Plantão Médico, onde permaneceu entre 1994 e 1999. Tempo suficiente para ser visto como um astro em potencial também para o cinema, o que fez com que ganhasse papéis importantes em Um Drink no Inferno e Um Dia Especial, ambos lançados em 1996.
Sua grande tacada foi a escalação como Bruce Wayne e seu alter-ego heróico em Batman & Robin (1997), que poderia elevá-lo à categoria dos principais astros de Hollywood. Entretanto, o filme foi um fiasco absoluto, tanto de crítica quanto de público.
Em 1998, Clooney iniciou uma importante parceria com o diretor Steven Soderbergh ao estrelar Irresistível Paixão. A dupla fundou a produtora Section Eight e esteve junta também em Onze Homens e um Segredo (2001), Solaris (2002), Doze Homens e Outro Segredo (2004), O Segredo de Berlim (2006) e Treze Homens e um Novo Segredo (2007).
Ainda se recuperando do fracasso de Batman & Robin, Clooney evitou os blockbusters e emendou dois filmes elogiados pela crítica: Três Reis (1999) e E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000). Seu retorno aos filmes de grande orçamento foi com o bem sucedido Mar em Fúria (2000).
Em 2002, Clooney resolveu se arriscar na direção em Confissões de uma Mente Perigosa. O sucesso na função apenas viria no filme seguinte, o indicado ao Oscar Boa Noite e Boa Sorte (2005). O interesse por política fez ainda com que dirigisse Tudo Pelo Poder (2011).
Após enfrentar problemas de saúde durante as filmagens de Syriana - A Indústria do Petróleo, Clooney ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante no mesmo ano em que foi também indicado como diretor e roteirista por Boa Noite e Boa Sorte. Ele voltaria a concorrer ao prêmio por Conduta de Risco (2007), Amor Sem Escalas (2010) e Os Descendentes (2012), sempre na categoria de melhor ator, e por Tudo pelo Poder, como roteirista.
Em 2009, Clooney retornou à série Plantão Médico para uma participação especial em um episódio da temporada final.