Mia Wasikowska é uma atriz e diretora australiana, conhecida principalmente por seu papel como Alice no filme "Alice no País das Maravilhas" de Tim Burton. Filha de fotógrafos, cresceu em Camberra com seus pais e irmãos. Frequentou seu ensino básico nas instituições Cook Primary School, Ainslie Primary School, Canberra High School e na Karabar High School em Queanbeyan.
Em 1998, mudou-se por um ano com a família para a Polônia, país onde sua mãe nasceu. Aos 8 anos, iniciou seus estudos em balé com Jackie Hallahan no Dance Development Centre, com o intuito de se profissionalizar. No entanto, aos 14 anos, desistiu da profissão ao sofrer um acidente, migrando para a carreira de atriz.
No ano de 2006, com 15 anos, iniciou sua carreira profissional com trabalhos em séries e curtas-metragens. Conseguiu seu primeiro papel no filme australiano "Suburban Mayhem" e com esse trabalho foi indicada ao prêmio Australian Film Institute na categoria de jovem ator.
Em 2007, foi escalada para o filme de terror "Morte Súbita" e um ano depois estreou no papel principal do curta-metragem "Love Sarah Jane" de Spencer Susses, pelo qual foi indicada ao Independent Spirit Award de 2009 como Melhor Atriz Coadjuvante.
Já em 2008, Mia expandiu sua carreira para Hollywood ao interpretar Sophie, uma ginasta suicida, no aclamado drama da HBO "Em Terapia". No mesmo ano, conseguiu papéis menores em filmes como "Um Ato de Liberdade" e "Amélia", mas se destacou ao ser escalada para viver a versão live-action da personagem Alice no filme "Alice no País das Maravilhas", do famoso diretor Tim Burton.
Nos anos seguintes, participou de produções independentes do cinema americano como "Minhas Mães e Meu Pai" (2010), "Jane Eyre" (2011) e "Inquietos" do diretor Gus Van Sant, além de "Albert Nobbs" (2011).
Em 2011, foi convidada a ingressar na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e foi citada na Time 100, uma lista das pessoas mais influentes do mundo.
Entre os anos de 2012 e 2014, Mia realizou uma série de filmes e também estreou como diretora na produção do curta-metragem "The Turning". Estreou ao lado de Jesse Eisenberg em "O Duplo" (2013), e apareceu no filme "Amantes Eternos" (2013) de Jim Jarmusch. Ganhou o papel principal na adaptação cinematográfica de Sophie Barthes de "Madame Bovary" (2014).
Em 2015, estreou no romance gótico de Guillermo del Toro, "A Colina Escarlate", ao lado de Tom Hiddleston. Um ano depois, Wasikowska reprisou o papel de Alice em "Alice Através do Espelho", além de estrear no elenco de "HHhH - O Homem do Coração de Ferro".
Entre os anos de 2017 e 2019, Mia migrou para produções teatrais com o Sydney Theatre Company, mas em 2020 retornar pela Netflix no elenco de "O Diabo de Cada Dia" e aparece no drama familiar "Blueback".
Em 2023, interpreta a profesora Novak no filme "Club Zero" de Jessica Hausner.