Emma Thompson é atriz britânica, considerada uma das melhores de suas gerações e participando em inúmeras produções, tanto no cinema quanto no teatro.
Thompson veio de uma família de artistas. Seu pai era escritor de uma série infantil popular da época, assim como trabalhava no teatro. Seu padrinho, Ronald Eyre, também foi escritor e diretor de teatro. Já a sua irmã, Sophie Thompson, também é atriz.
Depois de estudar inglês na universidade, Emma viu a opção de virar atriz como algo inevitável, já que ela sempre ficou no meio de pessoas do ramo e que despertavam sua criatividade.
Seu primeiro papel foi em uma versão teatral de Not the Nine O'Clock News. Thompson ficou indo e vindo entre teatro e televisão, mas seu papel que a lançou para o mundo foi na adaptação da West End, Me and My Girl.
Em 1987, teve papéis principais em duas minisséries de televisão: Fortunes of War, um drama da Segunda Guerra Mundial co-estrelado por Kenneth Branagh, e Tutti Frutti, uma comédia de humor negro sobre uma banda de rock escocesa com Robbie. Coltrane. Por essas atuações, Thompson ganhou o British Academy Television Award de Melhor Atriz.
Em 1989, ela e Branagh estrelaram uma remontagem teatral de Look Back in Anger, dirigido por Judi Dench e produzido pela Branagh's Renaissance Theatre Company. Mais tarde naquele ano, a dupla estrelou uma versão televisionada da peça.
A primeira aparição de Thompson no cinema veio na comédia romântica The Tall Guy (1989). Em seguida, ela se voltou para Shakespeare, aparecendo como a princesa Katherine na adaptação para o cinema de Branagh de Henry V (1989). Além dessa adaptação de Shakespeare, ela e Branagh também co-estrelaram Muito Barulho por Nada, Sonho de uma Noite de Verão e Rei Lear. As duas lhe deram mais reconhecimento mundial.
A virada na carreira de Thompson ocorreu quando ela contracenou com Anthony Hopkins e Vanessa Redgrave no drama do período Merchant Ivory, Howards End (1992), baseado no romance de E. M. Forster. O longa recebeu nove nomeações para as categoris do Oscar, onde Thompson levou a de Melhor Atriz Coadjuvante, além de um Globo de Ouro e um BAFTA.
Thompson se reuniu com Merchant–Ivory e Anthony Hopkins para filmar The Remains of the Day (1993), baseado no romance de Kazuo Ishiguro sobre uma governanta e mordomo na Grã-Bretanha entre guerras. O filme foi um sucesso comercial. rendendo oito indicações ao Oscar. Junto com sua indicação de Melhor Atriz no 66º Oscar, Thompson também foi indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, tornando-a a oitava artista da história a ser indicada a dois Oscars no mesmo ano.
O sucesso da Thompson continuou com Razão e Sensibilidade (1995), geralmente considerado o mais popular e autêntico das inúmeras adaptações cinematográficas dos romances de Jane Austen feitas na década de 1990. Ela recebeu uma terceira indicação de Melhor Atriz e ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, tornando-a a única pessoa na história a ganhar um Oscar de atuação e roteiro. Ela também ganhou um segundo prêmio BAFTA de Melhor Atriz e um Globo de Ouro de Melhor Roteiro.
Em 1999, depois de ficar grávida, Thompson decidiu dar uma freada em sua carreira e pegar papéis considerados mais leves. Foi então que fez produções como: Planeta do Tesouro (2002), Coo Fazer Bebês (2000), Simplesmente Amor (2003) e sucessos comerciais como Harry Potter, onde interpretou a Professora Trelawney e em Nanny Macphee onde interpretou a mesma.
A partir de 2010, a atriz se envolveu em outros blockbusters como: Cruella (2021), Dolittle (2020), Boa Sorte, Leo Grande (2022), Matilda: O Musical (2022) e A Bela e a Fera (2017).
Ela também estrelará ao lado de Lily James e Sajal Aly na comédia romântica What's Love Got to Do with It?.
Em 2023, a atriz foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Boa Sorte, Leo Grande, no Globo de Ouro.